Villa Colonus / Divulgação



PETRÓPOLIS - Com a transição para outono, Petrópolis se prepara para receber uma onda de turistas, impulsionando a economia local e estabelecendo um cenário de muito movimento em suas atrações para os próximos meses. Entre abril e agosto a cidade acolhe cerca de 800 mil visitantes. A alta temporada, de inverno, inicia cada vez mais cedo, com os visitantes ‘descobrindo’ que o outono tem temperaturas em queda, ainda que os dias sejam ensolarados e aquele friozinho à noite.  Petrópolis tem 40 grandes eventos confirmados até o final do ano, boa parte deles entre abril e agosto. 


O último final de semana de março, prolongado com o feriado da Sexta-Feira Santa, tem ocupação hoteleira de 71% até essa quarta-feira (27) podendo ainda subir pontos percentuais e antecipa as próximas semanas de muita procura pela cidade.  


Abril começa com a Deguste (12 e 13/04), na Praça da Águia), um evento fixo com várias edições ao longo do ano e que celebra Petrópolis como a Capital Estadual da Cerveja com sua produção artesanal em evidência pela qualidade das várias marcas que se reúnem no Centro Histórico com uma feira com  muita música e, claro, cerveja. O Saloon BBQ (19 a 21 e 26 a 28/04, Parque de Exposições, em Itaipava) é um dos caçulas do evento, mas totalmente consolidado pelo seu sucesso nas edições anteriores. E antes disso, no Centro Histórico, rola o Ecobrechó Park (12, 13 e 14/ 04, na Avenida Ipiranga, 846), um misto de compra consciente e antenada com a moda.



“À medida que as temperaturas começam a cair, os encantos da Serra se tornam ainda mais atraentes para os viajantes em busca de paisagens deslumbrantes e experiências enriquecedoras. A cidade vem investindo em eventos sustentáveis, com diferencial e que atraem e agradam a um público cada vez maior e que está em busca de experiências memoráveis”, considera o presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui.


Maio abre com a Festa de Portugal (09 a 12 de maio, na Casa de Portugal), segue com o Vira Petrópolis (10 a 12 de maio, na Praça da Águia) e o Caminhos Agro Rio (18 a 26 de maio, no Parque de Exposições, em Itaipava.


E na virada de maio para junho, quando as temperaturas ficam em baixa,  uma preparação para o frio do inverno, a cidade já coloca pra jogo o que há de melhor na serra no período como 14º Serra Wine Week (29 de maio a 15 de junho, nos restaurantes), o Arraiá do Amor (30 e 31 de maio e 07 a 09 de junho, no Parque de Exposições, em Itaipava),  o Blues nas Ruas (14 a 16 de junho, Parque de Exposições, em Itaipava), a 35ª Bauernfest – Festa do Colono Alemão (21 de junho a 07 de julho, no Palácio de Cristal e Praça da Liberdade) e o Festival de Fondue, Caldos e Cremes (28 de junho a 28 de julho, nos restaurantes).


“Este período marca não apenas a entrada na melhor fase para o turismo, mas também um impulso significativo para a economia local. Estima-se que a temporada de turismo entre abril e agosto injetará mais de R$ 150 milhões na economia da cidade, fortalecendo os setores de hospedagem, alimentação, comércio e serviços”, aponta Samir el Ghaoui.


Além do impacto econômico direto, a temporada de turismo também traz oportunidades de emprego, com a previsão de mais de 500 novas contratações nos setores de turismo, serviços e comércio entre os meses de abril e agosto. Esta injeção de empregos não apenas fortalece a economia local, mas proporciona um atendimento de qualidade aos visitantes.


O tempo esfria, mas as boas-vindas são calorosas. A cada ano, a gente observa uma antecipação da movimentação dos turistas chegando mais cedo, ainda em abril, maio, antes do inverno. Essa tendência acabou transformando o setor de eventos que reservou atrações também para esses meses, como se fosse um ‘aquecimento’ para a estação mais fria. Esse comportamento do mercado mexe com toda a cadeia economia da cidade, com ênfase na gastronomia e compras”, analisa Samir el Ghaoui.


Para os turistas, a boa notícia é que o trade trabalha com preços especiais. Uma das metas é oferecer condições mais atrativas para que o visitante prolongue sua estadia para além do final de semana. As opções de passeios urbanos, culturais e históricos, rurais, cervejeiro e tantas outras vertentes da Petrópolis funcionam a semana toda.

 

www.visitepetropolis.com concentra informações e links para hotéis, pousadas, bares e restaurantes da cidade.













Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE