PETRÓPOLIS - Pelo menos 106,6
milhões de pessoas devem ir às compras nesta Páscoa, o que representa 65% dos
consumidores no país. E quem vai garantir presentes para celebrar a data
pretende comprar em média cinco produtos e gastar R$ 237. A pesquisa é da
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao
Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com a
Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, ainda que a data evidencie a
preferência pelos chocolates, a Páscoa significa também oportunidade de vendas
em artigos de presentes e acessórios e movimenta ainda o comércio em geral com
a comercialização mais acelerada de produtos típicos para o almoço em família.
“As datas comemorativas
significam um incremento para vários segmentos dentro do comércio. O lojista
antenado com os anseios do mercado consegue se conectar mais com o
seu cliente e cria oportunidades de vendas. São muitos exemplos de criatividade
aliado à oferta de mais qualidade e outros diferenciais que tornam a
concorrência dinâmica, saudável e boa para todos”, analisa o presidente da CDL
Petrópolis, Cláudio Mohammad.
Os ovos de chocolate
industrializados (53%), de acordo com a pesquisa, serão os principais itens
procurados pelos consumidores, seguidos pelos bombons industrializados (48%),
ovos de Páscoa caseiros/artesanais (41%), barras de chocolate industrializados
(32%) e bombons e barras de chocolate caseiros/artesanais (31%).
O levantamento mostra ainda
que entre os que pretendem comprar ovos industrializados, 60% irão adquirir
itens direcionados para crianças e para adultos, 24% somente para adultos e 14%
somente para crianças. Entre os motivos apontados pelos que pretendem comprar
barras de chocolate e/ou bombons, 66% se importam com a celebração e não a
forma do chocolate e 25% por ser mais barato. No caso dos chocolates
caseiros/artesanais, 32% preferem por ser algo mais personalizado, 23% para ajudar
as pessoas que vendem e 20% porque a qualidade do chocolate é melhor.
O pagamento à vista será o
mais utilizado nas compras de Páscoa (77%), sendo principalmente por PIX (54%),
cartão de débito (39%) e dinheiro (33%). Já o cartão de crédito parcelado será
utilizado por 29% dos consumidores. De acordo com o levantamento, 54% pretendem
parcelar as compras, sendo a média de 4 parcelas. Entre os motivos apontados
pelos consumidores que não pretendem comprar chocolates esse ano, 30% estão
endividados e vão priorizar o pagamento de dívidas, 25% estão desempregados e
22% não gostam / não tem costume de comprar presentes e chocolates para Páscoa.
“A preferência pelo pagamento
à vista, principalmente via PIX, revela uma preocupação com a gestão
financeira, enquanto o parcelamento indica estratégias para atender às demandas
do bolso do consumidor no período. O lojista precisa estar atento a essas
tendências de compras oferecendo estratégias comerciais flexíveis e sensíveis
às necessidades do público-alvo”, analisa Cláudio Mohamad.
Os filhos (60%) serão os
principais presenteados, em seguida, os cônjuges (41%), mãe (38%), sobrinhos
(30%) e o próprio entrevistado (27%). Os consumidores pretendem gastar, em
média, um total de R$237 com as compras de Páscoa (ticket maior entre as
classes A/B, chegando a R$295); adquirindo em média cinco produtos.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.