PETRÓPOLIS - Com uma
perspectiva de aumento de vendas entre 2,4% a 3,5% em relação ao ano passado, o
comércio de Petrópolis se prepara para aceleração do movimento nas próximas
semanas, anteriores à Páscoa. A expectativa é de que na antevéspera e véspera,
Sexta-feira Santa (29) e sábado (30), o movimento seja ainda mais intenso com a
tradicional promoção de redução de preços. As lojas trabalharão nos horários
acordados com os empregados legalmente via sindicato de classes podendo
estender o expediente, porém o indicado ao consumidor é que antecipe suas
compras. A Câmara de Dirigentes Lojistas está otimista com as vendas não apenas
de chocolates, mas de itens de alimentação para almoço e ceias em família e
também presentes para as crianças, itens que marcam a data.
O preço médio que os
consumidores vão desembolsar com presentes ficará entre R$ 150 a R$
270. Descontos progressivos e combos com preços atraentes além de
bônus para compras maiores são um indicativo da CDL aos lojistas. “Famílias
grandes têm mais crianças a serem presenteadas, então, mecanismos de redução de
valores ajudam ao consumidor e beneficiam o comércio que dá fluxo aos seus
estoques. Produtos personalizados e qualidade dos itens também são forte
diferencial para os consumidores”, enumera Cláudio Mohammad, presidente da CDL
Petrópolis.
O comércio varejista acredita
que a temporada de Páscoa pode ser promissora considerando uma maior
estabilidade no emprego e inflação controlada, um cenário relativamente
favorável às vendas. Apesar dos sinais positivos, a busca por produtos mais
acessíveis e substitutos pode ser uma tendência. O presidente da CDL considera
que o lojista deva fazer investimentos pulverizados em artigos mais em conta e
produtos de primeira linha. Outra vantagem é a menor concorrência das compras
digitais, considerando que o consumidor, para o tipo de produto da Páscoa,
gosta de escolher de perto ovos de chocolate e bombons, comparando tamanhos e
preços.
Segundo a Associação
Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) a produção de
ovos e itens de Páscoa atingiu 10,8 mil toneladas no Brasil em 2023,
crescimento de 21% em comparação com o ano anterior e perspectiva de ser ainda
maior em 2024. “Mesmo sendo artigos bem explorados pelo comércio atacadista, os
produtos de chocolate estarão presentes do micro ao médio e grande lojista da
cidade. O comerciante sabe que deve investir em diferenciais para se destacar
da concorrência sejam em ações promocionais ou produtos especiais. Vale a
criatividade e o tino comercial”, indica o presidente da CDL Petrópolis,
Cláudio Mohammad.
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