Imagem ilustrativa


PETRÓPOLIS - Com objetivo de preservar e disseminar os saberes relacionados à prática, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) formalizaram a criação da Liga Petropolitana de Capoeira. A formalização foi articulada pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (ligada à Secretaria de Governo), que há cerca de um ano realiza o mapeamento dos grupos e mestres de capoeira da cidade.

 

A ação ocorreu na última quarta-feira (13) durante a reunião do Compir, e faz parte do Plano Municipal de Salvaguarda. “A criação da Liga Petropolitana de Capoeira é uma política pública importante para preservação dessa importante expressão cultural e através dela poderemos avançar na divulgação e aplicação da prática em nosso município”, observou o prefeito Rubens Bomtempo.

 

Durante a reunião do Conselho foi aprovado o estatuto da Liga, bem como a mesa diretora e a presidência dos próximos dois anos. “A criação da Liga Petropolitana de Capoeira é uma luta antiga, que conseguimos tornar realidade graças ao governo atual. Ela também representa o pontapé inicial do Plano Municipal de Salvaguarda, trabalho que continuará a ser discutido mensalmente pela comissão formada do por representantes da Coordenadoria, mestres e representações de capoeira”, ressaltou o coordenador da Igualdade Racial, Filipe Graciano.

 

Fazem parte da Liga 15 grupos de capoeira, que atuam em 33 diferentes frentes de trabalho na cidade. São eles:

 

Grupo Axé Capoeira

Iê Capoeira

Grupo Internacional Oficina da Capoeira

Centro Cultural Alforria Brasil Capoeira

Centro Cultural Capoeira União- RJ

Grupo capoeira NAGOAS

Cultuarte capoeira

Ngoma capoeira Angola

Abadá Capoeira

Sociedade educacional paz e educação Raízes em Liberdade

Karuna Capoeira

A Capoeira

SBC

Capoeira imperial

Balaio Cultural

 

O cadastro para demais grupos que desejam participar da Liga ainda está aberto, e deve ser feito através do link https://forms.gle/bGexTMEjbqjSyBMf6 . Para mais informações,  entre em contato através do telefone da Coordenadoria  Igualdade Racial:  0800 024 1000. A Coordenadoria fica na Avenida Ipiranga 193.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE