PETRÓPOLIS - Médicos especialistas de diversas áreas vão se reunir na próxima quinta-feira (21/03) para falar da implementação do “Time de resposta rápida à embolia pulmonar”, o “Pert Team” (do inglês Pulmonary Embolism Rapid Response Team), no Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis. O protocolo, que vem sendo adotado nas principais redes hospitalares do Brasil, será o tema central da nova edição do Programa de Integração Médica do Hospital SMH.

 

As palestras são abertas e poderão ser acompanhadas pelo público-alvo sem a necessidade de inscrição. Para participar, basta comparecer ao auditório do Incope, no prédio que integra o complexo hospitalar do SMH, às 19h. Os palestrantes confirmados são o cirurgião vascular Marcus Vinicius Ventura, a radiologista Renata Matos e o cardiologista Luís Henrique Carvalho Sá.

 

De acordo com Marcus Vinicius, que vai abordar a trombectomia mecânica (desobstrução da artéria pulmonar em casos de embolia pulmonar), o “Pert Team” se baseia no protocolo americano que busca um diagnóstico mais rápido e preciso em casos de embolia pulmonar, entre outros quadros similares.

 

“O time de resposta rápida envolve várias cadeias dentro do hospital, começando pelo enfermeiro, passando pelo médico da urgência, intensivista, radiologista, fisioterapeuta e chegando até o cirurgião vascular e o cardiologista”, explica Marcus Vinicius, acrescentando que todos os esforços são para evitar mortes e reduzir os riscos de sequelas.

 

A radiologista especialista em imagens vasculares (angiotomografia e angioressonância magnética) Renata Matos, que integra a equipe da clínica radiológica Ultrascan, do Hospital SMH - Beneficência Portuguesa de Petrópolis, vai se aprofundar nos recursos diagnósticos oferecidos atualmente pela medicina. O tema da palestra da especialista será “Imagem no TEP (tromboembolismo pulmonar)”.

 

Já o cardiologista Luís Henrique Carvalho Sá terá como foco a “Abordagem Inicial do TEP”. A especialidade está diretamente envolvida nos casos de tromboembolia pulmonar, já que a formação do coágulo, quando alojado no sistema circulatório, pode dificultar a irrigação dos pulmões e causar a sobrecarga do coração.

 

A cada edição do Programa de Integração Médica do Hospital SMH os especialistas debatem um tema diferente com foco nos avanços da medicina para tratamentos e abordagens atualizadas mais eficientes. Os encontros promovem a integração entre os médicos e os profissionais da saúde, tendo como resultado final o aperfeiçoamento dos envolvidos e a melhoria no atendimento à população.

 


Serviço

Programa de Integração Médica do Hospital SMH - Beneficência Portuguesa de Petrópolis

Tema: Implementação de PERT TEAM (Time de resposta rápida à embolia pulmonar)

Data: 21 de março

Horário: 19h

Público-alvo: médicos

Local: auditório do Incope, na Av. Portugal, nº 236, Valparaíso

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE