PETRÓPOLIS - No dia 7 de abril, o mundo celebra o Dia Mundial da Saúde. A data foi instaurada para homenagear a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a primeira Assembleia Mundial de Saúde, 1948. Nesse contexto, a medicina integrativa tem ganhado destaque, especialmente quando o assunto é a cannabis medicinal. 



Uma pesquisa realizada pela empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis, Kaya Mind, aponta que 219 mil pacientes fazem importação de medicamentos a base de cannabis no país, enquanto 114 mil (26%) fazem tratamento via associações e 97 mil pessoas (22%) têm acesso aos medicamentos à base de cannabis nas farmácias. 

                                     



Benefícios da Cannabis Medicinal para a Saúde



A cannabis medicinal, extraída da planta Cannabis sativa, tem se mostrado uma opção eficaz no tratamento de diversas condições de saúde. Entre os benefícios mais destacados estão o alívio da dor crônica, controle de convulsões em pacientes com epilepsia, redução de náuseas e vômitos em pacientes em tratamento de câncer, além de auxiliar no tratamento de distúrbios do sono e até mesmo em casos de ansiedade e depressão.



Segundo a fisioterapeuta integrativa e também Presidente do Instituto Santa Planta, Andrea Franco, a cannabis medicinal tem compostos que interagem com o nosso sistema endocanabinoide, ajudando a regular diversas funções do organismo. “É uma ferramenta valiosa na medicina integrativa, pois proporciona alívio aos pacientes sem os efeitos colaterais severos de muitos medicamentos convencionais", disse ela. 






Acesso à Saúde Integrativa

 

O Instituto Santa Planta é uma associação canábica com base em Santa Catarina que busca facilitar o acesso à saúde integrativa no Brasil através da cannabis medicinal. O espaço trabalha não apenas na promoção dos benefícios da cannabis medicinal, mas também na educação e orientação de pacientes e profissionais de saúde. "Nosso objetivo é disseminar informações corretas sobre o uso da cannabis, orientando sobre dosagens, formas de uso e acompanhamento necessário. A saúde integrativa envolve olhar para o paciente como um todo, considerando corpo, mente e espírito", explica Andrea.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE