PETRÓPOLIS - A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis recebeu nesta quarta-feira (24) pela manhã, empresários e líderes do setor varejista para absorver as últimas tendências do mercado global. O CEO da Alterdata, Ladmir Carvalho, conduziu uma palestra com insights extraídos da renomada NRF 2024, evento anual que ocorre em Nova Iorque desde 1911 e que atualiza o setor das inovações e tendências mercadológicas do comércio todos os anos.  Ladmir, que esteve presente no evento nos Estados Unidos, trouxe ao público as transformações que estão por vir e como os comerciantes precisam agir para manter os negócios em boa forma. A apresentação, assistida por mais de 50 empresários, englobou os principais temas nas 450 palestras realizadas no evento nos Estados Unidos e que Ladmir acompanhou em três dias de imersão na feira.


“É essa atmosfera pela busca por conhecimento e pela determinação em se manter atualizado diante das transformações que estão revolucionando o comércio global que queremos manter em Petrópolis para os nossos lojistas. Essa oxigenação da mente motiva e impulsiona”, avalia o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad.


Ladmir Carvalho compartilhou uma análise profunda sobre o impacto da inteligência artificial, gestão de estoque e outras tecnologias na evolução do varejo, oferecendo aos presentes uma visão abrangente do cenário atual e ao mesmo tempo focada no comércio. “Um dos nortes que vamos apresentar aqui são quais os passos precisam ser dados e qual a velocidade que o mercado está exigindo que se dê esses passos”, apontou.


O executivo selecionou vieses tecnológicos, sua área de atuação, mas também de negócios e, em especial, para o varejo. Um dos ensinamentos é a ampliação do mercado digital. “O empresário tem de ter em mente que são áreas complementares e não concorrentes.  Varejo e online são fluidos e integrados. O varejo em lojas presenciais não vai acabar, mas hoje essa experiência de compra é diferente. O empreendedor precisa transformar seu negócio naquilo que o mercado espera”, ensina Ladmir Carvalho.


Um dos temas abordados  pelo executivo foi o uso da inteligência artificial. A questão foi assunto principal em 73% das 450 palestras na NRF 2024. “Isso já demonstra a tendência que vem reforçada com o que já ocorre no dia a dia, da IA estar sendo cada vez mais usada. Mas é preciso saber utilizar a ferramenta que vem se expandindo como um ‘assistente’ para as tarefas. E ele precisa ser bem direcionado para que exista o retorno esperado”, afirma.


A plateia, composta por representantes de diversos segmentos do varejo local, participou ativamente tirando dúvidas sobre como aplicar as tendências apresentadas em seus próprios negócios. Marcelo Saldanha, supervisor das lojas Sport Free, Rei do Mate e Ecoville, considerou a apresentação excelente. “Importante saber como se comporta o mercado global e ter essa visão do que vem pelo futuro para estarmos preparados”, considera.


Cláudio Mohammad, presidente da CDL de Petrópolis, destacou a importância de se manter atualizado em um cenário varejista em constante evolução. “O empresário em Petrópolis já tem uma característica que em muitas regiões não há: resiliência e capacidade de se reinventar. Temos negócios longevos e saudáveis que são inspiração. E o evento de hoje é uma ação para manter viva essa força nata dos negócios na cidade em superar os desafios, mas os comerciantes nesta palestra ficam impressionados com o que vem pela frente”, apontou classificando o encontro como um diferencial a se seguir: “superou as expectativas e podemos considerar como um marco na jornada de transformação e crescimento para os lojistas”.


Ladmir Carvalho, que é  mente à frente da AlterData, a maior do país com 60 mil clientes, além de executivo, é um especialista em gerar conteúdo por meio de palestras presenciais e de forma digital. O seu webinário sobre a NRF 2024 é o mais assistido no país e pode ser acessado pelo Youtube.



Assista ao vídeo:



 




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE