Petrópolis irá celebrar os 140 anos da 1ª Exposição de Flores no Palácio de Cristal, no próximo sábado dia 20 de abril das 10h às 17h. O evento reconstitui o objetivo inicial da fundação do Palácio de Cristal, a exposição de flores.

 

O atual governo retomou a obra e reabriu o equipamento em julho de 2022. “Buscamos restaurar o Palácio nos últimos anos para que cada vez mais eventos como esse sejam realizados no local e aproxime a população petropolitana de suas raízes históricas”, comenta o Prefeito Rubens Bomtempo.

 

O Palácio foi inaugurado em 1884 com a finalidade de abrigar as já tradicionais exposições de produtos hortícolas da região que já aconteciam no local em instalações provisórias.

“É importante sempre relembrarmos a história e tradição da nossa cidade. O Palácio de Cristal, que é um dos pontos turísticos mais queridos de Petrópolis, e as exposições agrícolas são parte dessa história, parte dessa cultura que buscamos reafirmar” comenta a Secretária de Turismo Silvia Guedon 

 

O evento contará com roda de conversa com o professor Joaquim Eloy dos Santos do Instituto Histórico de Petrópolis. “O tema vai tratar curiosidades sobre o Palácio de Cristal, desde sua aquisição, destinação inicial e seus desdobramentos até os dias de hoje. Uma das curiosidades foi a primeira missa realizada em Petrópolis que aconteceu nas dependências do palácio”, disse.

 

Entre as outras atrações, uma atriz caracterizada de Princesa Isabel recebendo os visitantes, além de exposições de Orquídeas e Plantas do Orquidário Binot, e de maquetes “O Passeio da Princesa”, além da Oficina de Maquetes, atividade integrante do projeto de extensão da Professora Glaucia Augusto Fonseca UFRJ / UERJ-DESDI-DAU/ PUC Rio e alunos extensionistas do Curso de Arquitetura e Urbanismo UERJ Petrópolis.  

 


Um pouco da história do Palácio de Cristal

 

O Palácio é formado por uma estrutura pré-moldada em ferro fundido, encomendada pelo Conde D’Eu a uma fundição francesa, mesma empresa responsável pela Torre Eiffel. Foi montado em Petrópolis pelo engenheiro Eduardo Bonjean. Além das exposições de flores, também eram realizadas no palácio mostras de pássaros, festas de chá e outros eventos sociais. Quatro anos depois de sua inauguração, em  abril de 1888, o local ficou marcado pela libertação dos últimos escravos de Petrópolis, ação realizada pela  Princesa Isabel.

 


Exposição de Orquídeas e Plantas

 

O  Orquidário Binot foi convidado para participar desta comemoração, apresentando orquídeas, flores e plantas, rememorando as exposições ocorridas no Palácio de Cristal na época do Império. A presença do orquidário justifica-se por fato histórico, pois Jean Baptiste Binot era botânico e paisagista de origem francesa e foi convidado pelo Imperador Dom Pedro II para planejar os jardins do Palácio Imperial de Petrópolis, com orientação pessoal do Imperador. Concorreu a todas as exposições hortícolas e de flores realizadas no Palácio de Cristal, obtendo sempre honrosas classificações com seus produtos. Seu filho, Pedro Maria Binot fundou em Petrópolis, o Orquidário Binot, que é administrado até hoje pela família e foi considerado como o marco inicial da floricultura no Brasil.

 

Confira a programação completa:

 

10h às 17h - Princesa Isabel recebe os visitantes

 

10h às 17h - Exposição de Orquídeas e Plantas - Orquidário Binot

 

10h às 17h - Exposição de maquetes "O Passeio da Princesa" e Oficina de Maquetes - Curso de Arquitetura da UERJ

 

10h às 11h30 - Roda de Conversa "Palácio da Liberdade" com Prof. Joaquim Eloy dos Santos do Instituto Histórico de Petrópolis.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE