PETRÓPOLIS - Mais de 20 tipos de esportes praticados na cidade, que organiza e recebe eventos do gênero o ano todo,  foram representados em uma reunião promovida pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau entre os esportistas e o trade turístico. Sob o mote “Petrópolis é um evento”, campanha para estimular a realizações na cidade, o PC&VB deu a partida com foco no turismo esportivo. Com a meta de criar um canal permanente de contato entre hotéis, pousadas, clubes e espaços com capacidade de receber eventos e os organizadores dos campeonatos esportivos, o encontro realizado neste sábado (13) pela manhã no Hotel Pedra Bonita, teve a presença de mais de 60 pessoas, incluindo agentes públicos municipais e estaduais.


Esportes como natação, montanhismo, mountain bike, corrida de rua, tênis, vôlei, golfe, equitação, capoeira, futebol, futebol de salão, judô, karatê, jiu-jitsu, squash e beach tennis estiveram representados no encontro. “Essa gama de atividades que acontece na cidade e que recebe eventos de todos os portes celebrando o esporte, representa um movimento considerável de visitantes e são práticas que estimulam o turismo sustentável. Queremos é estreitar relacionamento entre todos os agentes, sejam públicos e privados, com os organizadores dos eventos para captar ainda mais campeonatos e disputas e fazer crescer as já existentes”, explica o presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui.


Petrópolis tem um parque esportivo expressivo considerando clubes, academias, hotéis e pousadas com estrutura aptas a receber diversas modalidades, além de ser o cenário natural ideal para esportes como montanhismo e mountain bike. No encontro, estiveram representantes de clubes como Serrano e o Batalhão de Infantaria Motorizada, dois gigantes em dependências apropriadas para vários esportes, assim como o Sesc. Foram enumerados espaços que podem ser mais utilizados pelos esportistas como a Universidade Católica de Petrópolis, a Unifase e as entidades clubísticas como o Golf Clube.


Da área de hotelaria se apresentaram vários associados ao Petrópolis Convention que dispõem de dependências de quadras e campos. A gastronomia acende como importante apoio aos eventos pelo suporte que representa em opções para atender aos atletas e ao público.  “Temos uma rede hoteleira que quer mais movimento durante a semana e os eventos esportivos são bem vindos não apenas economicamente falando, mas porque dão uma visibilidade importante à cidade pelas suas características”, afirmou Fabiano Barros, diretor de Hotelaria do PC&VB. Pela gastronomia, falou a diretora Ângela Brum, que destacou o prazer da cidade receber não apenas os atletas, mas torcedores e familiares. “É um orgulho receber esse público que vem para as disputas e depois ainda acaba voltando por terem gostado da cidade”.


Petrópolis tem uma lista extensão de vantagens para receber eventos esportivos como a proximidade com a capital e mais outros oito municípios, ter um clima adequado e a capacidade para receber também atletas para treinos e congressos técnicos com 6,5 mil leitos em uma rede reconhecida pela qualidade além de mais de 350 bares e restaurantes de excelência.


Na reunião, a Petrópolis Convention iniciou uma pesquisa para traçar o perfil dos organizadores de eventos esportivos e as necessidades do setor.  “Importante ferramenta para entendermos as necessidades para a realização dos eventos assim como, do outro lado, da infraestrutura existente e como forma de aprimorá-la, considerando elementos como acessibilidade”, destacou o diretor do PC&VB, Guido Varella. A pesquisa vai ser consolidada e os dados compartilhados e usados para ações.



Bike, beach tennis, capoeira e squash: Petrópolis tem potencial para várias modalidades

Nathália Carvalho foi uma das participantes e mostrou como a cidade está evoluindo no beach tênis. “Organizamos um primeiro torneio ano passado e reunimos mais de 100 atletas no Golf Club e, agora em maio, faremos o segundo”, demonstrou.  No montanhismo, Letícia Castilhos Leal Fliess, da Federação de Esportes de Montanha, falou da relevância da cidade pela “sua tradição no esporte e pela amplitude de opções. Temos mais de 600 vias de escalada na cidade, recebemos atletas de todo o mundo e a travessia Petrópolis Teresópolis é uma das mais bonitas do planeta”, enumerou.


A reunião destacou práticas como os passeios de bike em Secretário que, além de atrair praticantes e turistas, está envolvendo a comunidade. Maurício Lacerda, da Real Bikes, compartilhou a experiência da empresa que organiza passeios. “Com apoio do Instituto Caminhos da Roça criamos um programa de ‘mecânico mirim’ com seis meninos e meninas da região que fazem manutenção das bicicletas e acompanham os passeios”, relatou.


Adilson Ferreira, da Liga Petropolitana de Capoeira, pontuou que o esporte ainda é pouco explorado na cidade apesar das escolas e mestres de renome na cidade. “É uma potência, com leis próprias municipais resguardando a capoeira e temos capacidade para evoluir ainda mais”, frisou.  Já Marcelo Abelheira, apresentou dados sobre o squash, modalidade que está crescendo na cidade: “os esportes de raquete são uma opção deliciosa e estamos crescendo em adeptos em Petrópolis que pode receber eventos para o segmento”, apontou.


A reunião teve a participação de Carina Poirier, representante da Secretaria estadual de Esportes na cidade; de Thiago França, secretário municipal de Esportes e de Evany Noel, diretora de Turismo da secretaria de Turismo. Eles apresentaram as ações de suas pasta e firmaram compromisso de estarem cada vez mais estreitos com os organizadores de eventos.


“Essa foi um primeiro passo importante de aproximação e networking. Daqui para frente vamos ter ações que tornem esse relacionamento cada vez mais próximo para que a cidade seja referência em eventos, incluindo os esportivos”, afirma Samir el Ghaoui.

 

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE