Marcelo Fagerlande |
PETRÓPOLIS - Uma das mulheres mais famosas dos salões cariocas da Belle Époque, eleita a mais bela da capital fluminense em 1900 numa competição que mais tarde seria conhecida como concurso de miss, Bebê Lima e Castro (1878-1965) tem sua história contada pela primeira vez no livro “Muito além dos salões: Bebê Lima e Castro, musa do Rio em 1900” (Editora 7Letras), escrito pelo cravista e professor Marcelo Fagerlande. Ele evai estar na Casa Stefan Zweig no próximo sábado, 25 de maio, às 15h, para bate-papo seguido de tarde de autógrafo.
Ilustrado com mais de 50
imagens, entre fotos, programas e anúncios de espetáculos e festivais, a obra
tem texto de apresentação do escritor Ruy Castro: “Onde estivemos por todos
esses anos que não soubemos de Violeta — Bebê — Lima e Castro? Como considerar
contada a história de uma época, não por caso bela, sem reservar o protagonismo
a essa carioca nascida em berço de luxo que, ao tentar levar para os palcos a
elegância dos salões, viveu sonhos e decepções suficientes para várias vidas?”
Ao reconstituir a trajetória
de Bebê, o autor faz um recorte musical e social do Rio de Janeiro daquela
época, a partir de documentos oficiais, notícias de jornais e encontros com
filhos de amigos e de empregados próximos de Bebê. Foi ainda na infância
que o autor ouviu as primeiras histórias sobre uma mulher ousada, contadas por
seus pais e avós – estes últimos, amigos de Bebê.
Curiosamente, a história da
biografada se cruza com a história do biógrafo: de certa forma, foi por obra de
Bebê que Fagerlande adquiriu seu primeiro cravo de qualidade. “Bebê não tinha
filhos nem parentes chegados, então deixou um longo testamento beneficiando
muitos amigos, fiéis empregados e instituições. Meus avós herdaram imóveis, um
Cadillac e um solitário de brilhante”, conta o autor. Por sugestão de sua mãe,
a joia foi vendida e Fagerlande comprou um cravo na Alemanha, onde concluía
seus estudos em música.
Nascida em Paris e batizada de
Violeta, mas sempre chamada de Bebê, a moça de família tradicional da alta
sociedade foi educada para ter um casamento sólido, mas as bodas com um francês
terminaram em separação pouco tempo depois. O rompimento era comentado veladamente e
interrompeu temporariamente sua vida social. Mas, sua personalidade forte e a
ambição por uma carreira artística fizeram com que a jovem Bebê conseguisse ser
aceita novamente nos eventos sociais.
Os salões desempenhavam
um importante papel na sociedade carioca no fim do século XIX. Passado o
conturbado fim do casamento, as ambições artísticas afloraram e Bebê seguiu se
apresentando em recepções e reuniões literárias. Ela declamava e cantava em
eventos amadores. Também criou e dançou coreografias inspiradas nas “danças
estéticas” de Isadora Duncan e de Loïe Fuller.
Musa de poetas e escritores,
admirada por João do Rio em suas crônicas (“… qual escritor que não teria
prazer imenso em ver uma peça sua interpretada pela beleza fascinadora e o
talento polimorfo da Sra. d. Bebê Lima e Castro?”), Bebê se tornaria uma figura
marcante na sociedade. Além das festas e eventos beneficentes, Bebê
também brilhava nos palcos dos teatros Phenix, Lyrico e Theatro Municipal do
Rio de Janeiro.
Na primeira metade da década
de 20, após a morte do pai, foi para a Itália se aperfeiçoar em canto lírico.
Em 1925, de volta ao Rio, teve uma aclamada estreia profissional, mas o sucesso
no canto não durou muito: em 1928, em “O Barbeiro de Sevilha”, recebeu uma vaia
estrondosa da plateia. Abalada, retornou para a Itália, só voltando de vez ao
Brasil em 1935, aos 56 anos.
A partir de então adquiriu
residências no Rio e em Petrópolis – cidade presente em sua vida desde os
tempos de menina -, onde passava os verões. Seguiu frequentando as rodas
artísticas na então capital federal, convivendo com nomes como Laurinda Santos
Lobo, Claudio de Souza, Heitor Villa-Lobos, e Stefan Zweig, entre outros. A
carreira já estava encerrada, mas Bebê ainda prosseguiu com a vida social até
pouco antes de sua morte, aos 86 anos, em 1935.
Marcelo Fagerlande –
Cravista, diplomado pela Escola Superior de Música de Stuttgart, com doutorado
em musicologia pela UNIRIO, e pós-doutorados na França (IRPMF/ Paris) e no
Brasil (PPGG-UFRJ). É professor titular da Escola de Música da UFRJ. Realizou
concertos por todo o Brasil e em países da América do Norte, Europa e América
do Sul. Foi regente ao cravo de óperas em diversos teatros brasileiros. Gravou
CDs no Brasil e na Alemanha, e publicou “O Método de Pianoforte de José
Maurício” (Relume-Dumará), “O baixo contínuo no Brasil” (7Letras) e “O cravo no
Rio de Janeiro do século XX” (Rio Books), entre outros.
Nas redes:
Site: www.marcelofagerlande.com.br
Instagram: @marcelofagerlande
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