PETRÓPOLIS - Em resposta às crescentes demandas da sociedade por infraestrutura segura e eficiente, que encontraram no movimento Petrópolis 2030 uma voz potente para cobrar, o poder público tem sido pressionado a agir diante de duas questões cruciais: a revitalização da BR-040 e a implantação de um radar banda X em Petrópolis. As duas ações, que fazem parte de uma lista de 20 projetos que o movimento elencou como essenciais para destravar a economia da cidade, começam a serem solucionadas.


O governo do Estado vai investir R$ 34 milhões na compra e instalação de dois radares com a tecnologia alemã que é capaz de prever temporais com até quatro horas de antecedência, em Petrópolis e Friburgo. Técnicos já iniciaram vistoria para a escolha dos locais na cidade e a previsão é de que o radar opere antes do próximo verão. Já sobre a BR-040, o Tribunal de Contas da União deu ultimato ao governo federal para que licite o trecho entre Rio e Juiz de Fora, principal acesso a Petrópolis, e que a nova concessão cumpra obras como a nova pista de subida da serra.


“Esses movimentos recentes não surgiram por mero impulso administrativo, mas sim como resultado direto da pressão e do engajamento da sociedade como o Movimento Empresarial 2030. Ser essa voz que representa a coletividade, sobretudo empresarial, é importante para que a cidade saia da inércia”, pontua Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, uma das 26 entidades que compõe o grupo.


O Tribunal de Contas da União deu prazo de 60 dias para apresentação do edital de licitação e subsequente lançamento do certame pelo Ministério dos Transportes. Este desdobramento pressupõe uma aceleração considerável dos processos licitatórios paralisados frente à tendência do governo federal, já expressada publicamente, em renovar contrato com a atual empresa gestora da rodovia.


Já o radar banda x, ganhou visibilidade com cobranças dos empresários, legisladores e tomou impulso em ser incluído em um protocolo de ações elencados pelo Ministério Público do Estado com medidas de prevenção, preparação e resposta a desastres naturais, iniciativa obrigatória para Petrópolis. O equipamento é fabricado na Alemanha e possui um alcance de 100 km de raio capaz de identificar com antecedência a formação de precipitações prevendo com precisão intensidade, turbulência, velocidade dos ventos e direção das tempestades.


“Essas ações, embora distintas em sua natureza, convergem em sua relevância para as estratégias empresariais futuras. A exigência do TCU em relação à BR-040 promete impactar não apenas o setor rodoviário, mas também o ambiente de negócios, influenciando as projeções de investimento e desenvolvimento econômico. Da mesma forma, a implementação do radar banda X representa uma resposta proativa aos desastres climáticos e dá segurança à população e a investidores”, analisa Cláudio Mohammad, apontando ainda que o movimento empresarial continua cobrando celeridade nas ações do poder público. “Nossa pauta só será encerrada quando alcançarmos todos os pontos elencados”, avisa.

 

 

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