PETRÓPOLIS - Em resposta às
crescentes demandas da sociedade por infraestrutura segura e eficiente, que
encontraram no movimento Petrópolis 2030 uma voz potente para cobrar, o poder
público tem sido pressionado a agir diante de duas questões cruciais: a
revitalização da BR-040 e a implantação de um radar banda X em Petrópolis. As
duas ações, que fazem parte de uma lista de 20 projetos que o movimento elencou
como essenciais para destravar a economia da cidade, começam a serem
solucionadas.
O governo do Estado vai
investir R$ 34 milhões na compra e instalação de dois radares com a tecnologia
alemã que é capaz de prever temporais com até quatro horas de antecedência, em
Petrópolis e Friburgo. Técnicos já iniciaram vistoria para a escolha dos locais
na cidade e a previsão é de que o radar opere antes do próximo verão. Já sobre
a BR-040, o Tribunal de Contas da União deu ultimato ao governo federal para que
licite o trecho entre Rio e Juiz de Fora, principal acesso a Petrópolis, e que
a nova concessão cumpra obras como a nova pista de subida da serra.
“Esses movimentos recentes não
surgiram por mero impulso administrativo, mas sim como resultado direto da pressão
e do engajamento da sociedade como o Movimento Empresarial 2030. Ser essa voz
que representa a coletividade, sobretudo empresarial, é importante para que a
cidade saia da inércia”, pontua Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis,
uma das 26 entidades que compõe o grupo.
O Tribunal de Contas da União
deu prazo de 60 dias para apresentação do edital de licitação e subsequente
lançamento do certame pelo Ministério dos Transportes. Este desdobramento
pressupõe uma aceleração considerável dos processos licitatórios paralisados
frente à tendência do governo federal, já expressada publicamente, em renovar
contrato com a atual empresa gestora da rodovia.
Já o radar banda x, ganhou
visibilidade com cobranças dos empresários, legisladores e tomou impulso em ser
incluído em um protocolo de ações elencados pelo Ministério Público do Estado
com medidas de prevenção, preparação e resposta a desastres naturais,
iniciativa obrigatória para Petrópolis. O equipamento é fabricado na Alemanha e
possui um alcance de 100 km de raio capaz de identificar com antecedência a
formação de precipitações prevendo com precisão intensidade, turbulência,
velocidade dos ventos e direção das tempestades.
“Essas ações, embora distintas
em sua natureza, convergem em sua relevância para as estratégias empresariais
futuras. A exigência do TCU em relação à BR-040 promete impactar não apenas o
setor rodoviário, mas também o ambiente de negócios, influenciando as projeções
de investimento e desenvolvimento econômico. Da mesma forma, a implementação do
radar banda X representa uma resposta proativa aos desastres climáticos e dá
segurança à população e a investidores”, analisa Cláudio Mohammad, apontando
ainda que o movimento empresarial continua cobrando celeridade nas ações do
poder público. “Nossa pauta só será encerrada quando alcançarmos todos os
pontos elencados”, avisa.
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