PETRÓPOLIS - A Residência em TIC do Serratec é uma capacitação por imersão, ágil e gratuita para a área de tecnologia, realizada pelo Serratec - Parque Tecnológico da Região Serrana, em parceria com Firjan Senai, Sinditec, Senac, universidades, órgãos governamentais e empresas parceiras.
Trata-se de uma inovação social que visa ampliar a oferta de
profissionais para o crescente e dinâmico setor de tecnologia, orientar a
capacitação às demandas do mercado e gerar impacto social. Desde 2019, quando
foi criado, o programa já qualificou mais de mil profissionais digitais e vem
transformando empresas de base tecnológica e a vida de centenas de pessoas na
região.
Os resultados são auspiciosos, mas o Serratec vinha se sentindo
insatisfeito com indicadores das ações afirmativas do Programa, segundo a
Gerente Executiva do Parque Tecnológico, Thaís Ferreira, principalmente no que
se referia à participação de pessoas com deficiência - a quem vamos nos referir
como “pessoas com diversidade funcional” e que abrange um amplo espectro,
incluindo pessoas com mobilidade reduzida, baixa visão, cegas, surdas, neuro
diversas - como quem tem transtorno do espectro autista (TEA), por exemplo -,
entre outras.
Ao longo dos quase cinco anos do programa, apenas 11 pessoas com
diversidade funcional concluíram o curso, sendo a maioria desse público com
diversidade física, segundo o Serratec. “Apesar da política de ações
afirmativas, percebemos que o programa não vinha recebendo muitas candidaturas
de pessoas com diversidade funcional. E fomos buscar entender o porquê. O
desafio é muito grande, porque não basta disponibilizarmos as vagas, a
comunicação precisa ser acessível e o ambiente precisa estar preparado para
receber pessoas diversas, porque o “problema” não está nas pessoas e sim nas
estruturas e esse ajuste de perspectiva, de olhar, é fundamental para a mudança
acontecer. Além de, claro, a comunicação”, explica Thaís.
Mas no último processo seletivo, iniciado em janeiro de 2024, o
Programa registrou um aumento de 82% de interesse por parte desse público, se
comparado com o ciclo de formação anterior, do segundo semestre de 2023. Esse
indicador na inscrição também refletiu na matrícula, com incremento de 50% de
pessoas com diversidade funcional cursando o programa em 2024.1. “Fizemos
adaptação do material didático, treinamento e recursos instrutivos para professores
e monitores, estamos ajustando as etapas do processo seletivo, recebendo
assessoria continuada e aprendendo como podemos ser cada vez mais inclusivos
para que o programa possa, realmente, oferecer oportunidades para todas as
pessoas. Além dos ajustes internos, também trabalhamos na busca ativa deste
público e isso resultou no maior índice que tivemos até o momento [considerando
um ciclo de formação] de pessoas com diversidade funcional interessadas e,
consequentemente, matriculadas. Celebramos muito esse resultado, mas não posso
negar que seguimos ainda com muito trabalho a fazer”, complementa a Gerente
Executiva, ressaltando que as mudanças estão sendo implementadas com o apoio da
Biomob Soluções Inovadoras para Acessibilidade, startup especializada,
associada ao Serratec e parceira do Parque Tecnológico na temática.
Para o ingresso na Residência em TIC do Serratec, candidatas e
candidatos participam de um processo seletivo que não avalia currículo nem
experiência anterior na área, mas o perfil cognitivo para tecnologia e demanda
alguns requisitos, como ter pelo menos o Ensino Médio concluído (no quesito
escolaridade), declarar baixa renda, morar nas cidades da Região Serrana
participantes e apresentar disponibilidade para encarar a imersão de 770 horas
em cinco meses. Além das ações afirmativas para pessoas com diversidade
funcional, mulheres, pessoas negras e quem estudou em escola pública também são
públicos prioritários do Programa.
Mercado aquecido e oportunidades
Estudos feitos pela Brasscom - Associação das Empresas de
Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais demonstram que
as empresas brasileiras de tecnologia devem demandar 797 mil talentos entre
2021 a 2025, prevendo um déficit anual
de 106 mil, ou 530 mil talentos nesses cinco anos. Ou seja, um mercado com
muitas oportunidades. Estudos da mesma instituição também indicam que a
presença de pessoas com diversidade funcional no mercado de tecnologia
brasileira ainda é pequena. Apenas 0,8% das vagas do setor são ocupadas por
esse público.
Quando perguntado sobre esse baixo índice, Valmir Souza, Diretor
de Operações (COO - Chief Operating Officer) da Biomob, prefere, num primeiro
momento, destacar que o ambiente da tecnologia é o mais propício para a
inclusão de pessoas com diversidade funcional. “Apesar da inclusão ainda ser
uma questão que precisa ser muito trabalhada, o setor de TI, pelas atividades
desenvolvidas, é uma excelente porta para a temática. Se houver um
desenvolvedor surdo, mas que seja bom de codar [programar], não há muitos
desafios ocupacionais a serem encarados, frente à diversidade funcional dele,
por exemplo. Ou, se esse profissional programador for uma pessoa autista e
tiver hiperfoco, vai render muito mais do que uma pessoa que não tem hiperfoco.
Para pessoas cegas, ainda há muitos desafios nas ferramentas disponíveis, mas
uma pessoa com essa diversidade funcional pode ter um desempenho e boas
contribuições em UX ou UI [áreas de atuação voltadas à experiência e à
interface de usuário]. Ou seja, se tem um setor que pode incluir e contratar
pessoas com diversidade funcional é o de tecnologia”, destaca o COO,
ressaltando, entretanto, que para que isso aconteça e o problema se transforme
em uma oportunidade, “barreiras ainda precisam ser derrubadas e adequações,
feitas, tanto nos processos, conteúdos e abordagens pedagógicas de programas de
qualificação para tecnologia quanto mudanças de atitude, infraestrutura,
políticas e treinamento nas empresas. É preciso querer fazer, dar os primeiros
passos”, conclui.
O Serratec reconhece que se trata de uma “jornada” e por essa
razão é preciso falar sobre os aprendizados adquiridos ao longo do caminho.
“Além do que deu certo, temos também que falar sobre o que não funcionou e não
funciona, porque acreditamos que erros cometidos e barreiras identificadas
orientam para melhorias e podem apoiar também outras organizações que estão
comprometidas com a agenda”, destaca Cicilia Paraquett, coordenadora da
Residência em TIC do Serratec. “Houve uma ocasião, por exemplo, em que recebemos
uma candidata com baixa visão, mas ela não conseguiu dar prosseguimento ao
processo seletivo porque uma das etapas não estava preparada para pessoas com a
diversidade funcional que ela trazia. Fizemos ajustes no processo seletivo e
ainda seguimos empreendendo melhorias. Cada pessoa com diversidade funcional
que procura o programa é uma oportunidade para melhorarmos nosso processo e
nossos recursos”, avalia a coordenadora.
O Serratec também acredita que para mudar essa realidade é preciso
o envolvimento de toda uma cadeia. “É uma jornada desafiante, mas gratificante.
Percebemos que não estamos sozinhos quando passamos a encontrar novos parceiros
no caminho, sejam instituições especializadas no assunto, sejam parceiros
executores, fornecedores, consultores, professores, empresas, pessoas que atuam
nos diversos setores e passam a se comprometer com mudança”, comemora Cicília,
trazendo o exemplo do parceiro Senai, que a partir deste ciclo de formação
incorporou ao corpo docente uma pessoa intérprete de libras para apoiar um
aluno surdo e os professores do Programa. “Ficamos muito felizes de ter a
oportunidade de contribuir para que o programa seja mais acessível e adequado.
Compartilhamos desse olhar da inclusão e é gratificante ter a oportunidade de trazer
uma educação de qualidade e adequada para todos os participantes”, sinaliza
Milena Cariello, Coordenadora Operacional de Educação Profissional da
Firjan/Senai.
Um desses novos profissionais digitais e com diversidade funcional
formados pela Residência em TIC do Serratec é o Lucas Seljan, que tem 26 anos,
mora em Petrópolis e tem síndrome de Treacher Collins, uma má formação
crânio-facial que pode gerar perda auditiva e de visão. Lucas cursou o Programa
em 2023.2 e conta que precisou de apoio durante o curso, especificamente em
questões que envolviam a necessidade de interação social para o processo de
aprendizado. “Foi uma jornada intensa, com muitos altos e baixos, porque o
curso é puxado. Os desafios se intensificaram um pouco mais porque houve momentos,
nas aulas, nos trabalhos em grupo, em que eu tinha dificuldades de compreender
por conta da minha perda auditiva. Mas tanto professores, quanto monitores e
colegas sempre tiveram paciência e disposição de querer ajudar. Senti abertura
para pedir que repetissem, sempre que eu precisava. Além disso, o fato do curso
ser à distância, me possibilitando usar os meus recursos a partir da minha
casa, conseguir assistir às aulas com o som alto, no meu ambiente, isso também
ajudou muito”, lembra Lucas, que hoje está empregado como desenvolvedor de
automação no Centro de Serviços Compartilhados da Orange em Petrópolis - uma
empresa global de origem francesa e uma das principais operadoras de
telecomunicações e provedora de serviços digitais para empresas multinacionais
do mundo -, associada ao Serratec e parceira do Programa. Na função
profissional que exerce atualmente, Lucas conta que, da mesma forma, não
encontra nenhum desafio técnico frente a sua diversidade funcional, “senão as
dificuldades que eu já levo em toda minha vida, por conta da perda auditiva”.
Lucas iniciou uma graduação em jogos digitais e trancou para fazer a
Residência. Ele tem planos de logo retomar o curso de formação, “assim que
percorrer um pouco mais esta etapa inicial na Orange, que tem requerido
bastante de mim para me aprofundar nas tecnologias com as quais a empresa
opera”. E, ao ser perguntado sobre o futuro: “Quero aprender mais de automação
e quero desenvolver meus próprios jogos digitais. Esse é meu sonho, entrar no
mercado de jogos digitais brasileiro com jogos que eu possa criar”, conclui.
“Adaptar nosso programa de qualificação profissional é importante
e um grande avanço, mas também devemos ir além, apoiar as empresas, que devem
ser encorajadas e precisam estar, de verdade, preparadas para a diversidade,
para acolherem esses profissionais. Veremos resultados reais quando pessoas com
diversidade funcional conseguirem se capacitar, ingressar no mercado de
tecnologia, serem valorizadas, reconhecidas e prosperarem a partir de suas capacidades,
habilidades e competências. Aí teremos reconhecido que o trabalho foi
plenamente bem sucedido”, conclui Thaís.
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