PETRÓPOLIS - O Dia das Mães,
data tradicionalmente marcada por gestos de carinho e presentes, faz bem ao
coração e também para movimentar a economia. Segundo levantamento realizado
pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, a
expectativa é de que 78% dos consumidores comprem pelo menos um presente para
celebrar a ocasião. Com isso, a projeção é de aproximadamente 128 milhões de
pessoas indo às compras, impulsionando um montante expressivo de R$ 40,21
bilhões nos segmentos de comércio e serviços. Em Petrópolis, a CDL aponta um
movimento maior dos consumidores nas lojas físicas com tendência a aumentar na
próxima semana, com ênfase nas vésperas da data.
“São dois movimentos: inicia com
a pesquisa de preço e análise dos produtos para, na segunda fase, o consumidor
efetivar sua compra. O comércio da cidade investe em vitrines convidativas,
variedade e qualidade de produtos. A perspectiva é de vendas mais acentuadas a
partir da semana quem, principalmente entre quarta-feira e sábado”, aponta o
presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad.
Os presentes serão destinados
principalmente às mães (75%), seguidas pela esposa (18%), a sogra (16%) e a avó
(12%). Quanto aos gastos, a pesquisa revela uma diversidade de abordagens
financeiras. De acordo com os dados, 18% dos consumidores planejam gastar até
R$ 100, enquanto 23% têm a intenção de desembolsar entre R$ 101 e R$ 200. Em
média, cada consumidor planeja adquirir dois presentes, resultando em um ticket
médio de R$ 314 para todos os gastos relacionados à data.
Entre os motivos que
impulsionam as compras, 54% dos entrevistados destacam o merecimento das mães
pelo carinho e esforço dedicados, 23% valorizam o gesto de presentear e 18%
seguem a tradição de presentear pessoas queridas.
Ao analisar as projeções de
gastos, a pesquisa revela que 36% dos entrevistados planejam manter o mesmo
nível de consumo do ano anterior, enquanto 34% planejam aumentar e 15% planejam
reduzir seus gastos. Para a maioria dos consumidores (70%), os preços dos
produtos este ano estão mais elevados em comparação com o ano passado.
Detalhando as razões por trás
das decisões de gastos, 35% dos entrevistados esperam gastar mais este ano do
que em 2023. Dentre eles, 44% afirmam que estão dispostos a investir em
presentes de maior qualidade, 41% mencionam o aumento nos preços dos produtos
desejados e 26% planejam adquirir uma quantidade maior de presentes.
Por outro lado, entre os
consumidores que planejam gastar menos, 25% mencionam o desejo de economizar,
outros 25% apontam para um orçamento mais apertado e 18% citam a piora do
cenário econômico como razões para contenção de gastos.
Para garantir o melhor
custo-benefício, a pesquisa revela que 80% dos consumidores pretendem pesquisar
preços antes de realizar suas compras. A preferência recai sobre a internet,
com 80% dos entrevistados utilizando esse meio para pesquisa de preços,
enquanto 62% optam por meios físicos. Entre estes, as lojas de shoppings
despontam como o principal destino, sendo escolhidas por 42% dos consumidores,
seguidas pelas lojas de rua, preferidas por 29% dos entrevistados.
“É essencial que os
comerciantes estejam preparados para oferecer opções atraentes e estratégias de
precificação competitivas, além de priorizar experiências de compra seguras e
convenientes, tanto online quanto offline. A pesquisa também destaca a
importância da pesquisa de preços, evidenciando a necessidade de os varejistas
estarem atentos à transparência e à competitividade de suas ofertas. Neste
contexto, a CDL Petrópolis continuará a apoiar seus associados, fornecendo
insights, recursos e orientações para maximizar o potencial desta importante
data para o comércio local”, afirma Cláudio Mohammad.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.