PETRÓPOLIS - As lojas de todo
o Brasil estão se mobilizando para participar do Dia Livre de Impostos 2024
(DLI), um movimento organizado pela Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), com
adesão da CDL Petrópolis. Desde 2003, este evento tem sido um protesto contra
as elevadas cargas tributárias e a baixa eficiência na aplicação dos impostos
arrecadados. O impacto da ação é medido pelos números: em 2023, o Dia Livre de
Impostos registrou a participação de mais de 50 mil lojas varejistas em todo o
Brasil, movimentando cerca de R$ 2 bilhões em vendas. O impacto na mídia
espontânea foi estimado em R$ 63 milhões, evidenciando a relevância e o alcance
deste movimento.
Neste ano, o Dia Livre de
Impostos será realizado em 06 de junho, e as inscrições já estão abertas para
os empresários interessados em participar. Para se cadastrar, basta acessar o
site oficial do evento em www.dialivredeimpostos.org.br. As inscrições estarão
disponíveis até o dia 5 de junho, às 22 horas (horário de Brasília). Vale
ressaltar que os produtos e empresas cadastrados estarão visíveis no site a
partir do dia 3 de junho.
“A CDL Petrópolis, como agente
de sensibilização para este movimento, está engajada em incentivar a
participação dos empresários locais, tanto das lojas físicas quanto das
virtuais. É importante que o consumidor sinta no bolso o peso da carga tributária
que incide sobre os produtos e como ele poderia ter mais qualidade de vida e
acesso a bens sem essa pressão dos impostos que, muitas das vezes, não revertem
para o bem estar da população que acaba sendo duplamente penalizada, pagando
mais caro e ficando sem o retorno do imposto em obras e serviços públicos”,
considera Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis.
Os coordenadores nacionais do
Dia Livre de Impostos, Raphael Paganini e Lucia Fassarela, juntamente com
Victor Gonzales, coordenador da CDL Jovem Amazonas e gestor do
projeto, destacam que o Dia Livre de Impostos é mais do que um
protesto; é uma oportunidade para o varejo, gerando visibilidade e aumentando o
fluxo de consumidores.
“Essa é a maior campanha
brasileira sobre o impacto dos tributos na vida do cidadão. Em alguns casos os
descontos são de mais de 70% no preço dos produtos nesta data mostrando ao
consumidor o preço real de produção e distribuição dos artigos que chegam às
prateleiras com excesso de impostos”, aponta Cláudio Mohammad.
Em 2023, a carga tributária do
governo federal, dos estaduais e municipais chegou a R$ 3,52 trilhões. Só nos
primeiros quatro meses de 2024, a arrecadação de impostos no país já bateu R$
1,2 trilhão e há previsão de que possa beirar os R$ 4,8 trilhões até o final do
ano.
No portal do Dia Livre de
Impostos, é possível fazer o download de peças, produzidas pela CDL Jovem para
que os participantes cadastrados possam divulgar a campanha e suas promoções
nas redes sociais e outros canais de comunicação. Também está disponível o
manual de marca com todas as orientações para o uso das artes.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.