Iara Roccha - conselheira titular da cadeira Cultura Viva de base comunitaria  de Petropolis , Joao Pontes - Diretor da
 Política Nacional Cultura Viva, Edu Nascimento - representante do MinC no Rio de Janeiro, a secretaria Marcia Rollemberg da
 SCDC - Secretaria de Cidadania e diversidade Cultural do Ministerio da Cultura,Alexandre Santini da Casa de Rui Barbosa, Mae Beth de Oxum da comissão Nacional de Pontos de Cultura, dentre outros.



Encontro será nesta quinta-feira


PETRÓPOLIS — A Prefeitura de Petrópolis, através do Instituto Municipal de Cultura (IMC) e em parceria com a Rede Cultura Viva de Base Comunitária de Petrópolis, realizará nesta quinta-feira, dia 23 de maio, às 18h, um encontro comemorativo pelos 20 anos da Política Nacional Cultura Viva no Brasil.

 

O evento, que promete ser um marco para a cultura local, será dividido em duas partes e acontecerá em locais significativos da cidade. Às 16h, haverá uma visita do Ministério da Cultura (MinC) seguida por uma roda de conversa sobre o Programa Cultura Viva, que se tornou política de estado com a Lei 13.018, sancionada em 2014 pela então presidente Dilma Rousseff, durante o mandato de Gilberto Gil como Ministro da Cultura. Esta primeira parte ocorrerá na sede do Ponto de Cultura do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), com a presença de diversos membros da Rede Cultura Viva de Base Comunitária de Petrópolis.

 

A partir das 18h, o evento se deslocará para a Casa dos Conselhos, onde a celebração continuará com a presença do Diretor da Política Nacional Cultura Viva, João Pontes, e do coordenador do Escritório do Ministério da Cultura do Rio de Janeiro, Edu Nascimento. Este encontro é fruto de uma grande articulação da Rede Cultura Viva de Base Comunitária de Petrópolis, representada por Iara Roccha, Conselheira Titular da Cadeira de Pontos de Cultura no Conselho Municipal de Cultura de Petrópolis, em conjunto com o IMC.

 

“A importância desse encontro é sensibilizar o poder público municipal sobre a potência do Programa Cultura Viva de base comunitária, reconhecendo e fomentando a Rede Cultura Viva de Petrópolis que reuni Pontos de Cultura já certificados e   reconhecidos no cadastro nacional do Ministério da Cultura desde 2009 e os novos que irão surgir a partir dos editais da Pnab para o Cultura Viva em Petrópolis”, enfatiza Iara Roccha.


O objetivo do encontro é apresentar a potência e os mecanismos da Lei Nacional Cultura Viva aos artistas, grupos e coletivos culturais, além do poder público municipal. Serão detalhados aspectos importantes do Cultura Viva nos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que destina 25% de seu valor total para Petrópolis. Este montante, enviado pelo MinC, totaliza R$ 1.830.965,90 e deve ser executado até 31 de dezembro deste ano em diversos editais de fomento à cultura petropolitana, a serem lançados ainda este ano.

 

O Encontro Cultura Viva 20 anos é aberto a toda a classe artística e ao público em geral. Esta é uma oportunidade para conhecer mais sobre os avanços da cultura no Brasil e participar ativamente do fortalecimento cultural de Petrópolis.

 


Serviço:

Encontro Cultura Viva 20 anos

Data: 23 de maio de 2024

Horário: 16h (Ponto de Cultura do CDDH), 18h (Casa dos Conselhos)

Local: Sede do Ponto de Cultura do CDDH e Casa dos Conselhos, Petrópolis

Entrada: Livre para todos

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE