PETRÓPOLIS - O projeto da
ligação Bingen-Quitandinha foi refeito atendendo a exigências da Concer, a
concessionária que administra a BR-040, no trecho entre Rio e Juiz de Fora, por
onde as obras de interligação entre as áreas vai ser executada. E a Secretaria
estadual de Transportes, que tomou a iniciativa de realizar a conexão entre os
bairros, já entregou uma nova versão à Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT), a quem cabe a fiscalização da gestão das rodovias no país,
com os ajustes pedidos. O projeto original, de R$ 3,5 milhões, que chegou a ser
licitado, foi suspenso. Com as adaptações, o investimento previsto é de R$ 16
milhões, já garantidos pelo governo do Estado. O novo projeto está sendo
acompanhado pelo movimento empresarial Petrópolis 2030 que defende uma pauta de
obras e programas governamentais importantes para o desenvolvimento econômico
da cidade.
“Estou pessoalmente envolvido
no projeto pelo que ele significa para a cidade. Estamos cumprindo todas as
exigências para a obra tanto da Concer quanto da ANTT. O governador Cláudio
Castro assumiu esse compromisso com a cidade e disponibilizou os recursos. É
ponto de honra para nós”, afirma o secretário estadual de Transportes,
Washington Reis.
O Movimento Empresarial
Petrópolis 2030 está ativamente acompanhando o desenvolvimento desta conexão
entre os bairros desde a sua criação em abril do ano passado, uma demanda que
se arrasta há 80 anos. Esta obra é uma das 20 principais ações identificadas
pelo grupo como essenciais para impulsionar o desenvolvimento econômico da
cidade. O Movimento tem trabalhado em estreita colaboração com as autoridades
públicas para transformar esses projetos em realidade, exercendo pressão
constante em prol do avanço das obras.
"Estaremos atentos em
todas as etapas do projeto e durante sua implementação. Acreditamos firmemente
que ele desempenhará um papel central na resolução dos desafios de mobilidade
urbana da cidade, uma conquista direta do esforço coletivo do nosso
movimento", afirmou Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis e líder
do Movimento Empresarial.
O projeto original, que
inicialmente contava com um investimento de R$ 3,4 milhões por parte do governo
estadual, foi completamente reestruturado para atender às demandas da Concer.
Após receber a aprovação da Concer, o novo projeto aguarda agora a aprovação
final da ANTT. Embora o custo estimado tenha aumentado, o governo estadual já
garantiu os recursos necessários para a sua realização.
"Tenho mantido conversas
frequentes com o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, que
reiterou a disposição do governo pelo desenvolvimento da cidade. Independente
dos desafios adicionais impostos pelas mudanças no projeto, o governo está comprometido
em concluir esta obra, que trará benefícios significativos para
Petrópolis", enfatiza Cláudio Mohammad.
Ligação pode reduzir 30% do
fluxo de veículos no Centro Histórico
Estudos realizados em 2011
indicam que a ligação entre Bingen e Quitandinha tem o potencial de desviar 30%
do fluxo de veículos que atualmente acessam o Centro Histórico, sendo estas as
duas principais entradas para a cidade. Com a conclusão dessa ligação, é
esperada uma redução significativa de aproximadamente 18 mil veículos no acesso
ao Centro Histórico, um número que pode ser ainda maior considerando o aumento
constante da frota ao longo dos próximos anos.
A necessidade desta conexão
entre os bairros se torna ainda mais evidente à medida que a quantidade de
veículos nas ruas continua a crescer. Em 2023, a frota de veículos em
Petrópolis já alcançava 195.487 unidades, com os carros representando a
maioria, cerca de 63%. Esse número representou um aumento de 2,3% em relação ao
ano anterior. Atualmente, a proporção é de um veículo para cada 1,4 pessoas na
cidade. Com mais de 123 mil carros, 37 mil motocicletas e 21 mil caminhonetes,
Petrópolis testemunhou um crescimento de 34% desde dezembro de 2013, quando a
frota totalizava cerca de 145 mil veículos.
"A ligação
Bingen-Quitandinha é uma das nossas principais prioridades em termos de
mobilidade urbana. Resolver essa questão é fundamental para iniciarmos o
trabalho em outras soluções que são igualmente urgentes para melhorar a
infraestrutura, a qualidade de vida e fomentar os negócios existentes, além de
atrair novos investimentos para a cidade", frisa Cláudio Mohammad.
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