A Prefeitura e o Clube 29 de junho realizaram as tradicionais homenagens aos colonos no sábado (29 de junho) - Dia do Colono Alemão, em Petrópolis, com cerimônias no Obelisco e no monumento ao Major Frederico Koeler. Em seguida, foi realizada um culto ecumênico no Palácio de Cristal.

 

As solenidades contaram com as presenças do prefeito Rubens Bomtempo, do vice-cônsul da Alemanha no Brasil, Joaquim Schemell, a secretária de Turismo Silvia Guedon, a secretária de Cultura Diana Iliescu, o presidente do Clube 29 de Junho, Márcio Haubrich, o vice-presidente do AGFAP, Fernando Bertoldi, entre outras autoridades e descendentes alemães.

 

Durante as homenagens no Obelisco, foi feita uma homenagem especial aos descendentes Paulo Kreischer, Helio Haubrich, frei Almir Ribeiro Guimarães e Martha Troyack irmã de Idelfonso Troyack, um dos idealizador da Bauernfest. O prefeito Bomtempo fez as devidas homenagens:

 

“Cumprimentando o presidente do Clube 29 de junho, e o vice-consul Joaquim Schemell, cumprimento a todos os grupos e famílias homenageadas hoje. Para mim, é uma felicidade poder ver esta união entre o poder público e os demais envolvidos na organização das celebrações aos colonos alemães, que são os verdadeiros autores do processo de preservação da memória alemã em nossa cidade. Desejo que possamos garantir que as futuras gerações possam perceber a importância destes atos e dar continuidade à herança cultural que recebemos. É um privilégio ter nascido nesta cidade, onde temos uma convivência multicultural, e com a prevalecêncja germânica. ", disse Bomtempo.


"Quero agradecer pela oportunidade em mais uma vez poder estar aqui, representando o povo petropolitano nesta justa homenagem.", acrescentou.

 

As homenagens oficiais pelos 179 anos da chegada dos primeiros colonos alemães seguiram no monumento dedicado ao Major Koeler na Praça Princesa Isabel, em frente à Catedral São Pedro de Alcântara. Em ambas as cerimônias, houve a participação da banda do 32° Batalhão Pedro II.

 

O culto ecumênico foi realizado aos pés da cruz localizada no Jardim do Palácio de Cristal com celebrações conduzidas pelo pastor Elton Pothin da comunidade Luterana de Petrópolis e pelo bispo de Petrópolis, Joel Portela Amado.

 

Promovida pela Prefeitura de Petrópolis com o apoio do Clube 29 de Junho, a Bauernfest tem o patrocínio do Governo Federal, da Caixa, do Embratur, da Águas do Imperador e da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. A Império é a fornecedora do chope oficial da Bauern.

 

A 35ª Edição da Bauernfest vai até o dia 7 de julho, com horário de funcionamento das terças às quintas de 12h às 22h, sextas e sábados de 10h às 00h e aos domingos de 10h às 22h. 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE