Começou a 22ª edição do Festival Sesc de Inverno e, além das atrações musicais, culturais e literárias no Centro Cultural Sesc Quitandinha, Parque Municipal em Itaipava e na Casa de Shows Soberano, a programação também chegará ao Centro Histórico, com apresentações gratuitas na Rua teresa, Rua 16 de Março e Praça da Liberdade. O evento é realizado com o apoio da prefeitura e do Sicomércio Petrópolis.



“O festival reforça a economia da nossa cidade, movimentando setores importantes como comércio, serviços, hotelaria e gastronomia. A programação nos polos de venda atrai ainda mais compradores, anima os trabalhadores e mostra que a alta temporada é a época perfeita para visitar Petrópolis, fazer compras e aproveitar a programação do Festival de Inverno. A expectativa é positiva e agradecemos ao Sesc por mais essa iniciativa”, afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini, que também é diretor da Fecomércio-RJ.



Sobre o Festival:

Vale salientar que o festival ocorre simultaneamente em 22 localidades do Estado, até 28 de julho, considerada a maior edição de todos os tempos. A programação gratuita ou a preços populares com música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais tem, tradicionalmente, como cidades-polo Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.


 
A cada edição, o Festival traz um tema para reflexão, encontrado na identidade visual e na programação artística. Este ano, o conceito do evento celebra a multiplicidade do Brasil, representada pelo acróstico “P-L-U-R-A-L”, que busca resumir em seis outras palavras a diversidade cultural do país: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens.



Confira a programação:


Dia 19 de julho

Rua Teresa - 11h às 12h
MARCHA DAS SEREIAS
Música / Classificação Livre
GRÁTIS

Uma performance musicada e itinerante, onde os artistas polifônicos da CHAP bailam sobre suas pernas de pau. Embaladas pelo som dos musicistas que as acompanham durante todo o cortejo, vão instaurando um clima quase que ritualístico a essa linda imagem viva, emocionando não só as artistas, como também todas as pessoas que cruzam com essa potente e emocionante homenagem ao sagrado feminino. Salve mamãe Iemanjá! Salve Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Rainha do Mar, Sereia do Mar.


Dia 19 de julho

Rua 16 de Março - 15h às 16h
MARCHA DAS SEREIAS
Música / Classificação: Livre
Grátis


Dia 20 de julho

Rua Teresa - 11h às 12h
CORTEJO ENCANTADAS
Circo / Classificação: Livre
GRÁTIS


O Cortejo ENCANTADAS, que terá sua estreia no Festival Sesc de Inverno 2024 é uma celebração da arte, da diversidade e do talento feminino. Composto exclusivamente por artistas mulheres, se destaca como uma poderosa manifestação de empoderamento e representatividade. A presença de diversas artistas, incluindo musicistas, palhaças, malabaristas, atrizes e cantoras, de diversas faixas etárias, confere ao Cortejo ENCANTADAS uma riqueza de expressão e habilidade artística que transcende os limites do convencional, refletindo a pluralidade de experiências e perspectivas das mulheres em diferentes estágios da vida. Trazendo uma mensagem de força e inspiração para todas as mulheres.


Dia 20 de julho

Rua 16 de Março - 15h às 16h
CORTEJO ENCANTADAS
Circo / Classificação: Livre
GRÁTIS

Dia 23 de Julho

Praça da Liberdade - 18h às 21h
KURTA NA KOMBI
Classificação: Livre
GRÁTIS

O Kurta na Kombi é um coletivo de cinema itinerante, criado em 2019, na cidade do Natal–RN, e tem por objetivo contribuir na democratização do acesso ao cinema brasileiro e potiguar. A bordo de um veículo Kombi adaptado com equipamentos cinematográficos, circula por diferentes territórios transformando praças, quadras, parques e vias públicas em salas de cinema ao ar livre e com acesso gratuito. Em 2023 o Kurta na Kombi obteve certificação como Ponto de Cultura, passando a integrar a Rede Cultura Viva. Nos seus 04 anos e meio de existência, já foram realizadas 101 sessões de cinema, com exibição de mais de 337 curtas-metragens potiguares, em 21 cidades e 04 estados brasileiros, beneficiando mais de 12.000 pessoas. Neste Festival Sesc de Inverno celebrarão a união do audiovisual fluminense e potiguar, com a exibição de curtas-metragens dos dois estados.


Dia 25 de julho

Rua Teresa - 11h às 12h
FARRA NA TERRA
Dança / Classificação: Livre
GRÁTIS

A intervenção urbana ou cortejo com dança é uma forma de arte que busca transformar o espaço público através dos movimentos, dialogando com a cidade, provocando reflexões e gerando interações com o público. Essa prática artística promove a ocupação criativa do espaço urbano, estimulando a conexão entre as pessoas e a cidade de forma inovadora e inspiradora. A Companhia Urbana, como protagonista, se torna, assim, uma ferramenta de expressão e resistência, capaz de transformar a paisagem urbana e criar narrativas visuais e sensoriais.


Dia 25 de julho

Rua 16 de Março - 15h às 16h
FARRA NA TERRA
Dança / Classificação: Livre
GRÁTIS


Dia 26 de julho

Rua Teresa - 11h às 12h
BLOCO DOS BICHOS
Música / Classificação
GRÁTIS
O Bloco dos Bichos faz um show infantil leve, lúdico e original. Cada integrante é um bicho. Numa banda formada por sapo, arara, leão, vaca e coelho, qual o tema das músicas? Exato, Bichos! Cada uma foi escolhida a dedo (ou melhor, à pata) para criar um clima festivo e animal para toda a família.


Dia 26 de julho

Rua 16 de Março - 15h às 16h
BLOCO DOS BICHOS
Música / Classificação: Livre
GRÁTIS


Dia 27 de julho

Rua Teresa - 11h às 12h
CORTEJO CÊNICO BANDO DE PALHAÇO
Circo / Classificação: Livre
GRÁTIS

O Bando de Palhaços apresenta um trabalho que mescla teatro e circo em uma performance artística itinerante, pautada em jogos clássicos do teatro e gags da palhaçaria e tem um repertório conhecido da cultura popular brasileira, passando pelo samba, funk e músicas dos cancioneiros populares. Circulando pelas ruas e vielas, os palhaços Arlindo Ovelha, Lolla, Tobias e Maricota se utilizam do humor, da irreverência, da ludicidade e do improviso para interagir e jogar com o público. A plateia se emociona e ri ao acompanhar a maneira como os palhaços interagem com ela e a forma poética como conduzem a atuação, com um repertório musical que vai desde hits dos pagodes dos anos 90 até sucessos do romanceiro popular.

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE