O maior evento multilinguagem do país, o Festival Sesc de Inverno 2024, promoverá o Fórum de Ideias, voltado para reflexão, debate e conversa sobre os rumos da arte, cultura e educação no Brasil. O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de julho no Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ) em Petrópolis. A entrada é gratuita, e as inscrições devem ser feitas previamente a partir de segunda-feira, 8 de julho, através deste link.

 

Inspirado pelo verso "Nenhum Brasil existe. E acaso existirão os brasileiros?", de Carlos Drummond de Andrade, o Fórum reunirá nomes como Conceição Evaristo, Nilma Lino Gomes, Jeferson Tenório e Muniz Sodré. O objetivo é criar um contraponto com o tema desta edição do festival, "Coisas do Brasil", e promover diálogos sobre diferentes modos de existência e pensamento.


 

Programação

 

20/07

11h: Abertura com a conferência "O que é a identidade brasileira?" por Muniz Sodré.

14h: Painéis com Bárbara Carine sobre "A educação como via de superação do racismo estrutural" e Nilma Lino Gomes com "Negritude e corporeidade negra".

16h: Painéis com Amara Moira sobre "Manifesto por um Brasil transviado" e Jeferson Tenório com "Literatura e liberdade: os desafios da ficção brasileira na contemporaneidade".

18h: Coquetel de lançamento da segunda edição da revista de artes Paquetá.

 

21/07

11h: Painéis com Geni Núñez sobre "Outros mundos possíveis" e Maria Stockler Carvalhosa com "Fecha a luz".

14h: Painéis com Cidinha da Silva sobre "Das alianças entre os povos originários e as pessoas negras" e Tiganá Santana com "A que serve ser brasileiro?".

16h: Conferência com Conceição Evaristo sobre "Tecido pelas Escrevivências, um outro Brasil", seguida de debate com Flávia Oliveira.

 

Todos os painéis serão mediados por Bianca Santana, jornalista e autora de "Quando me descobri negra" e "Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro".

 

Este ano, a programação literária do Festival Sesc de Inverno dará destaque a temas como brasilidade e pessoas negras. O projeto "Boca Suja" retorna, com poemas de grandes nomes da poesia nacional impressos em guardanapos distribuídos durante o evento. A homenageada de 2024 é Roseana Murray, poetisa e escritora de obras infantojuvenis.

 

O 22º Festival Sesc de Inverno ocorrerá de 12 a 28 de julho em 24 localidades do estado do Rio de Janeiro, a maior edição de todos os tempos. O evento celebra a riqueza cultural brasileira através de exposições, intervenções e oficinas em diversas vertentes artísticas. A programação completa será divulgada no site oficial do festival.



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE