O Movimento Empresarial Petrópolis
2030 recebe, com insatisfação, a decisão do governo em licitar uma nova
concessão para a BR-040, a Rio-Juiz de Fora, somente em dezembro. São
sucessivas as dilatações de prazo para a abertura da concorrência referente à
gestão da estrada e a consequente finalização da nova subida da Serra de
Petrópolis. A licitação, agora prevista para o final do ano, e sua possível
finalização apenas em meados de 2025, é uma medida que traz consequências
negativas diretas à economia e ao turismo da cidade, além de reduzir
significativamente a competitividade de Petrópolis. O prejuízo por ano sem a
nova pista é estimado em R$ 531 milhões.
A nova pista de subida,
essencial para melhorar a comunicação entre os estados de Minas Gerais e Rio de
Janeiro, tem sua conclusão estimada somente para o segundo semestre de 2031,
considerando que as obras podem apenas recomeçar em 2028. Este adiamento
prolongado que está previsto no novo contrato prejudica não só os cidadãos e
empresas locais, mas também todos que dependem desta importante via de acesso.
“Serão mais sete anos e mais
de R$ 3,7 bilhões em prejuízos estimados até 2031 com acidentes, mortes,
engarrafamentos e interrupções da estrada, uma estimativa feita pela Federação
das Indústrias do Estado do Rio em 2016 quando a nova estrada deveria estar
pronta. Considerando que a nova pista deixou de ser entregue há oito anos, o
acumulado de prejuízos hoje já é de R$ 4,7 bilhões”, afirma Cláudio Mohammad,
presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, entidade que encabeça
o movimento.
O Ministério dos Transportes,
descartou, após o Tribunal de Contas da União barrar a proposta, a
possibilidade de renovar contrato com a Concer. Na sequência, a pasta concluiu
estudos para a nova concorrência e aguarda sinal verde do TCU. A estimativa é
de que aprovada, a licitação só seja aberta em dezembro.
Para o Petrópolis 2030, a
cidade não pode mais admitir postergação da gestão da estrada. “A cada seis
meses, entre idas e vindas, enquanto se discute se renova contrato ou se licita,
vai se colocando mais um semestre à frente para a concorrência ser realizada.
Petrópolis não pode mais esperar”, afirma o empresário lojista.
De acordo com o edital
proposto, o novo concessionário deverá iniciar as obras da nova pista no
terceiro ano de contrato. A projeção é que ela inicie até 2028 e só seja
concluída em 2031. “Este cronograma afeta negativamente a nossa
competitividade e a capacidade de atrair investimentos, essenciais para o
desenvolvimento sustentável da nossa cidade. A Nova Subida da Serra de
Petrópolis é uma obra crucial para a infraestrutura da nossa região. Com a
atual pista já superada em sua capacidade e segurança, a nova estrada é vital
para evitar deslizamentos, tombamentos de veículos e longos engarrafamentos,
problemas que afetam diariamente moradores, turistas e empresas”, completa
Cláudio Mohammad.
O Petrópolis 2030 anuncia que
vai reiterar ao governo federal e todas as partes envolvidas que trabalhem com
maior agilidade e eficiência para garantir que as obras sejam iniciadas e
concluídas no menor tempo possível. A economia de Petrópolis, assim como a
segurança e bem-estar de seus habitantes, dependem de uma infraestrutura
rodoviária moderna e eficiente. “O Movimento Empresarial Petrópolis 2030
continuará acompanhando de perto esta situação, defendendo os interesses da
nossa comunidade e buscando soluções que promovam o desenvolvimento e a
prosperidade de nossa cidade”, completa Cláudio Mohammad.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.