Foto: Setranspetro |
O prefeito Rubens Bomtempo
decretou, nesta sexta-feira (19/7), a caducidade do contrato com a empresa
Petro Ita. Com isso, a partir deste sábado (20), as linhas do Alto
da Serra e do Morin passam a ser operadas pela empresa Cidade Real. No decreto
de caducidade o prefeito também
determina a antecipação do edital de
licitação para todas as linhas da Petro Ita, cujo contrato venceria apenas em
2025.
"A decisão pela
caducidade do contrato vai garantir mais segurança para usuários e rodoviários
e se deu em função da inviabilidade da operação em condições adequadas por
parte da empresa. Apesar de a CPTrans fiscalizar periodicamente a garagem,
alertar sobre as condições dos veículos e multar a empresa, o alto índice de
falhas mecânicas aponta para a inexecução do contrato", afirmou o prefeito
Rubens Bomtempo.
Somente no mês de junho, foram
392 falhas mecânicas, uma média de 13 quebras por dia. Nos 18 primeiros dias de
julho, já foram registrados 243 incidentes, resultando média de 14 quebras por
dia.
Entenda por que a substituição será parcial
A CPTrans esclarece, ainda,
que, ao decretar a caducidade do contrato com a Petro Ita, buscou as demais
empresas que compõem o sistema de transporte coletivo do município para assumir
a operação.
A empresa Cidade Real declarou
ter condições de assumir parte das linhas. Portanto, 30 veículos estarão
disponibilizados para atender as linhas das regiões do Alto da Serra e Morin.
Nas demais regiões, a Petro Ita está autorizada a operar até a conclusão do
processo licitatório.
Situação dos rodoviários
Com relação aos rodoviários, a
Cidade Real – assim como as demais operadoras do sistema – está autorizada a
contratar profissionais que hoje prestam serviço para a empresa Petro Ita.
Importante destacar, inclusive, que a Cidade Real está recrutando
colaboradores.
Na próxima segunda-feira (22),
está agendada uma reunião da "Mesa Permanente de Negociação para
Realocação de Recursos Humanos" com o Sindicato dos Rodoviários, que vai discutir a realocação dos rodoviários das
linhas substituídas.
Mudança nos números das linhas
Com a mudança, as antigas
linhas ficam extintas. Os itinerários e os horários permanecem os mesmos, mas
os números sofrerão alterações. Confira o que muda:
143 – Lagoinha (antiga 429)
144 – Lagoinha via Visconde do
Bom Retiro (antiga 455)
146 – Pedro Ivo via Visconde
do Bom Retiro (antiga 456)
147 – Pedro Ivo (antiga 431)
148 – Alto Pedro Ivo (antiga
462)
149 – Pedro Ivo – Eugênio
Werneck (antiga 464)
151 – Meio da Serra (antiga
420)
142 – Meio da Serra via Santos
Dumont (antiga 453)
153 – Lopes Trovão –
Comunidade São Francisco (antiga 413)
154 – Vila Felipe (antiga 415)
155 – Vila Felipe via Duas
Pontes (antiga 432)
156 – Vila Felipe via Vila
Real (antiga 458)
157 – Praça Catulo via
Euclides da Cunha (antiga 451)
158 – Oswero Villaça (antiga
445)
159 – Noturno – Alto da Serra
– Morin – Sargento Boening (antiga 495)
161 – Sargento Boening (antiga
419)
162 – Sargento Boening via
Duas Pontes (antiga 433)
163 – Sargento Boening via Rua
Paula Aguiar (antiga 457)
164 – Sargento Boening – Rua
Paula Aguiar via Duas Pontes (antiga 452)
165 – Morin x Terminal Bingen
(antiga 450)
166 – Aldo Tamancoldi (antiga
430)
167 – Chácara Flora – Sargento
Fontes (antiga 414)
168 – Campinho (antiga 426)
169 – Oswero Villaça via Aldo
Tamancoldi (antiga 468)
171 – Dom João Braga (antiga
434)
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.