A Associação Brasileira das
Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) divulgou seu balanço
referente ao primeiro trimestre do ano, revelando um aumento de 11,4% no volume
de pagamentos com cartões em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse
crescimento resultou em um total de R$ 965 bilhões em transações. O uso de
cartões de crédito, em particular, teve destaque com um aumento de 14,4%,
somando R$ 635,2 bilhões. Especialistas em gestão de crédito sugerem que este
cenário oferece uma oportunidade para os lojistas impulsionarem suas vendas.
Para a Câmara de Dirigentes
Lojistas de Petrópolis, o Dia dos Pais, que deve registrar um aumento de vendas
de até 4% em relação ao ano passado, é uma data estratégica para a oferta de
crédito facilitado. "Todos os segmentos do varejo podem se beneficiar
dessa tendência de uso de crédito, que oferece facilidades de pagamento com
opções especiais de parcelamento. Uma estratégia sugerida é facilitar a compra
de itens mais caros, que podem ser pagos à vista ou com parcelas, ou então
aumentar a variedade de produtos no carrinho de compras. O setor de serviços
pode adotar abordagem similar para atrair clientes", afirma Cláudio
Mohammad, presidente da CDL Petrópolis.
De acordo com a pesquisa da
Abecs, o cartão de débito foi a segunda forma de pagamento mais utilizada pelos
brasileiros, movimentando R$ 241,2 bilhões, uma leve queda de 0,4% nos três
primeiros meses do ano. Já os cartões pré-pagos apresentaram um crescimento
expressivo de 27,9%, totalizando R$ 88,5 bilhões. O aumento no uso do crédito
no primeiro trimestre de 2024, segundo análise da pesquisa, é resultado de
fatores macroeconômicos e tecnológicos como a leve redução da taxa Selic, que
se estabilizou em torno de 10%; a digitalização, que permite maior agilidade e
simplificação na oferta de crédito e o crescimento da população ocupada, que
agora dispõe de maior poder de compra.
Já focando no Dia dos Pais, no
segundo semestre, o comércio varejista deve colocar energia nas estratégias
digitais e personalização para atrair e fidelizar clientes. A tendência é a
integração de canais online e físicos, que facilita a jornada de compra do
consumidor. Além disso, o uso de tecnologias como inteligência artificial e big
data permite uma análise mais precisa do comportamento dos clientes,
possibilitando ofertas personalizadas. O aumento das vendas por meios digitais,
impulsionado pela pandemia, deve continuar crescendo, enquanto a
sustentabilidade e a transparência nas práticas empresariais ganham cada vez
mais relevância para os consumidores. Essas tendências apontam para um mercado
cada vez mais competitivo e orientado para a experiência do cliente.
Apesar das boas perspectivas,
a CDL Petrópolis alerta para a necessidade de prudência. "A oferta
excessiva de crédito pode gerar um ciclo de inadimplência. Defendemos um
consumo consciente, para que seja sustentável. É uma questão de educação
financeira, para que o consumidor possa adquirir os bens de que precisa e
deseja, sem entrar em um ciclo interminável de inadimplência. Isso é
prejudicial tanto para o consumidor quanto para seu núcleo familiar. Para o
comércio, a venda imediata é benéfica, mas se o crédito não for quitado, esse
cliente deixa de ser um consumidor. A longo prazo, isso afeta os
negócios", destaca Cláudio Mohammad.
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