Eva Lucia Casciano / Foto: Divulgação


O projeto Cinema Afro Brasileiro, parte da iniciativa da Casa de Cultura Afro Serra, sob coordenação da produtora cultural Monica Valverde, está em pleno andamento. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, com patrocínio do Governo Federal e da Prefeitura Municipal de Cultura de Petrópolis, o projeto se destaca por exibir produções audiovisuais com temáticas afro-brasileiras, destacando protagonistas e artistas negros e negras da região.

 

Desde sua inauguração em julho de 2024, a sala de cinema do Ponto de Cultura Afro Serra tem promovido sessões gratuitas que enfatizam a riqueza e a diversidade da cultura afro-brasileira. Durante os próximos seis meses, documentários, filmes e vídeos serão exibidos, sempre com o intuito de valorizar a representatividade negra na arte e na sociedade petropolitana.

 

Para o mês de agosto, o projeto reserva uma programação especial. No dia 28, às 15h, será exibido o vídeo da Contação de História "Tapera Encantada", criado por Eva Lucia Casciano. A obra será seguida por uma roda de conversa com a própria Eva, que é uma reconhecida liderança quilombola e atual diretora de esportes e lazer do Quilombo da Tapera. Este quilombo é o único em atividade em Petrópolis e possui certificação da Fundação Cultural Palmares, reforçando a importância de preservar e promover as tradições quilombolas.

 

Além da exibição e da conversa, Monica Valverde conduzirá uma visita guiada ao Ponto de Cultura Afro Serra, recentemente certificado pelo governo federal. Esta iniciativa visa apresentar aos alunos a história e a relevância do espaço, que se tornou um ponto de referência na promoção e preservação da cultura afro-brasileira na região.

 

A sessão será exclusiva para os alunos do 6º ano da Escola Municipal São Judas Tadeu, situada no mesmo bairro do Ponto de Cultura Afro Serra. Esta ação integra a programação do Festival de Inverno Afro Serra, em sua 6ª edição, que celebra a cultura e a história afro-brasileira durante o mês de agosto. A atividade também colabora com o cumprimento da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, tanto públicas quanto privadas.

 

Serviço:

Projeto: Cinema Afro Brasileiro na Casa de Cultura Afro Serra 

Data: 28 de agosto de 2024 

Horário: 15h 

Público: Alunos do 6º ano da E.M. São Judas Tadeu 

Programação:

Exibição do vídeo "Tapera Encantada" 

Roda de conversa com Eva Lucia Casciano 

Visita guiada ao Ponto de Cultura Afro Serra 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE