12% deixarão as compras para a última hora
O comércio de Petrópolis já
começa a sentir os efeitos da movimentação de compras do Dia dos Pais e a
expectativa é de maior intensidade nas lojas nos próximos dias. Um levantamento
realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço
de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, aponta que
cerca de 13,42 milhões de consumidores deixarão para comprar os presentes nos
dias que antecedem a data, contribuindo significativamente para o aumento das
vendas. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, associada à CNDL, indica
que o consumidor garanta uma compra com mais calma antes de sábado, quando a
previsão é de lojas cheias.
Segundo a pesquisa
CNDL/Offerwise, 22% garantiram os presentes dos pais ainda em julho
e 51% estão indo às lojas esta semana, enquanto 12% comprarão apenas nas
vésperas do Dia dos Pais. Apesar da importante movimentação na economia, o
número de consumidores que não pretendem comprar em 2022 cresceu 6 pontos
percentuais em comparação com o ano passado, passando de 21% para 27%.
No total, a data deve levar
110,9 milhões de brasileiros às compras, com uma movimentação de R$ 25,56
bilhões no comércio. Ao todo, estima-se que 110,9 milhões de brasileiros irão
às compras, movimentando aproximadamente R$ 25,56 bilhões no comércio nacional.
O presidente da Câmara de
Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Claudio Mohammad, destaca a importância do
Dia dos Pais para a economia local, ressaltando que a data não apenas movimenta
o comércio, mas também outros setores, como bares e restaurantes. "A
expectativa é que a movimentação seja intensa, com muitas famílias optando por
celebrar em restaurantes, o que acaba beneficiando toda uma cadeia de segmentos
econômicos. Essa data é crucial para o fortalecimento do nosso comércio,
proporcionando um aumento significativo nas vendas e nos serviços ",
afirma Claudio.
Itens de vestuário lideram o
ranking de presentes para o Dia dos Pais. 78% pretendem pagar à vista
Oito em cada dez consumidores
(78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras do
Dia dos Pais, sendo que a maioria utiliza sites/aplicativos (73%), lojas de
shopping (53%), as redes sociais (41%), e lojas de rua (38%). Para 75% dos
entrevistados que fizeram compras na data em 2021, os produtos estão mais caros
este ano; 17% acreditam que estão na mesma faixa de preço; e 8% que estão mais
baratos.
Assim como no ano passado, as
roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (54%),
seguidas de perfumes e cosméticos (37%), calçados (35%) e acessórios (25%),
como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.
A maioria dos consumidores
(78%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (29%), dinheiro
(25%), no cartão de débito (24%). 37% preferem pagar a prazo, principalmente
com parcelas no cartão de crédito (33%). A média geral é de 3,4 prestações.
O levantamento aponta ainda
que 82% dos consumidores pretendem pagar o presente sozinhos, enquanto 14% vão
dividir, seja uma parte do valor (8%) ou integralmente (5%), com outra pessoa.
Entre estes, 27% pretendem dividir o pagamento do presente porque os preços
estão muito altos, 26% querem dar um presente melhor/mais caro e 23% afirmam
que é uma forma de reduzir os gastos.
Entre os entrevistados, 65%
pretendem presentear o próprio pai, 21% o esposo, 13% o pai de seus filhos e
10% o sogro.
78% pretendem pesquisar
preços. Lojas físicas serão os principais locais de compras
Os consumidores estão atentos
aos preços e vão pesquisar antes de comprar os presentes. De acordo com o
levantamento, 78% dos consumidores pretendem pesquisar preços para economizar
antes de fazer as compras, sendo que a maioria utilizará sites/aplicativos
(73%), lojas de shopping (53%), as redes sociais (41%), e lojas de rua (38%).
A pesquisa aponta também que
oito em cada dez entrevistados (79%) pretendem realizar a maioria de suas
compras nos canais off-line, principalmente em shoppings centers (35%), nos
shoppings populares (17%) e em lojas de departamento (14%). Por outro lado, as
compras pela internet também têm papel bastante relevante na preferência dos
consumidores, já que 43% dos entrevistados pretendem comprar a maior parte dos
presentes na internet, sendo que 70% destes comprarão em sites, 64% em
aplicativos e 21% no Instagram.
"Os dados mostram que 78%
dos consumidores estão dispostos a pesquisar preços antes de realizar suas
compras, utilizando principalmente sites e aplicativos, mas também visitando
lojas de shopping, redes sociais e lojas de rua. Isso demonstra uma
conscientização crescente sobre a importância de economizar. Além disso, é
significativo notar que a maioria dos consumidores ainda prefere realizar suas
compras em canais off-line, como shoppings centers, shoppings populares e lojas
de departamento, o que reflete a confiança no comércio físico. No entanto, não
podemos ignorar o papel importante das compras online, com 43% dos
entrevistados optando por essa modalidade. Esse comportamento híbrido reforça a
necessidade de os lojistas estarem preparados para atender bem em todos os
canais, oferecendo um bom serviço tanto nas lojas físicas quanto nas
plataformas digitais", afirma Claudio Mohammad.
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