Com a intenção de fortalecer a Mata Atlântica, foi lançada uma ação conjunta entre a mostra "Liberdade e Criatividade: 50 anos da Revolução dos Cravos" que está sendo realizada em Portugal pelo artista plástico Cocco Barçante, idealizador do Museu do Artesanato de Petrópolis e a Associação Ambientalista Copaíba. A parceria possibilita a compra de uma árvore nativa da Mata Atlântica. Os detalhes podem ser conferidos clicando no link do site.

 

Cada R$35 investidos representa uma árvore nativa da Mata Atlântica de presente! Todas as mudas são plantadas pela associação nos projetos de restauração, na próxima temporada de chuvas, entre outubro e março do ano seguinte. Elas serão cuidadas pelo período de dois anos e serão enviados relatórios para o comprador que poderá acompanhar o desenvolvimento dessa nova floresta.

 

Sobre a exposição

A mostra "Liberdade e Criatividade - 50 anos da Revolução dos Cravos" segue até 18 de agosto, na Galeria Arte Graça, em Lisboa.


Essa é a terceira exposição do artista em terras portuguesas. Desta vez, a mostra destaca toda a força e a representatividade que envolve a palavra Liberdade, fazendo uma conexão entre os 50 anos da Revolução dos Cravos, em Portugal, e a liberdade das espécies da Mata Atlântica Brasileira. Artistas plásticos brasileiros e portugueses têm suas peças expostas.


“Pelo terceiro ano consecutivo, na Galeria Arte Graça, os Territórios do Brasil e de Portugal se unem. A liberdade das espécies animais e vegetais que habitam a Mata Atlântica Brasileira, através da sua diversidade, em conjunto com este momento tão importante da história de Portugal, os 50 anos da Revolução dos Cravos, cuja palavra Liberdade foi essencial para a busca das transformações sociais”, explica Cocco Barçante.


A curadoria é da professora Lucimar Cunha, professora da Faeterj Petrópolis.


Reforçando o conceito da exposição, cada artesão convidado plantou uma árvore da liberdade na Mata Atlântica Brasileira, através de cada obra criada com a técnica característica do trabalho de cada um, e todas as peças estão expostas na Galeria Arte Graça.


Participam da exposição convidados artesãos do Brasil e de Portugal: ao todo, são 40 artesãos, de 14 municípios representando o Rio de Janeiro e 9 artesãos de Portugal.


 

Sobre Cocco Barçante

Criador do Museu do Artesanato, Cocco Barçante é artista plástico. Já participou de 20 exposições individuais e ganhou prêmios como o Chico Mendes, concedido pela Câmara Municipal de Petrópolis, Iedda Maria Teixeira, concedido pela Associação de Embaixadores de Turismo do RJ e o prêmio Pavarte, Lisboa.


Em Lisboa também esteve à frente de outras duas exposições. "Nós e o Eléctrico, o Eléctrico e Nós", de 2022 e "Territórios Afetivos 200 + 1" que foi realizada em 2023.

 


Sobre a Revolução dos Cravos:

A Revolução dos Cravos foi um movimento popular e militar ocorrido em Portugal, em 25 de abril de 1974, que encerrou a ditadura salazarista. Seu símbolo foi o cravo, uma flor colocada na ponta das baionetas dos soldados.


As consequências da revolução foram a retomada da democracia em Portugal.

 

Tem grande influência ainda hoje na cultura portuguesa.

 


Sobre a Mata Atlântica:

Mata Atlântica é um bioma rico em biodiversidade e ameaçado pelo ser humano. Apresenta grande variedade de espécies animais e vegetais.

 

Serviço:

Exposição: Liberdade e Criatividade - 50 Anos da Revolução dos Cravos.

Cocco Barçante

Período: até 18/08

Local: Galeria Arte Graça

Rua da Graça, 27

Lisboa

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE