No próximo sábado (10), o programa de formação para lideranças climáticas idealizado pelo Instituto TJNS, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, realiza um aulão aberto ao público com a presença da Coordenadora Geral de adaptação a mudança do clima, Inamara Melo, que representa o Ministério do Meio Ambiente.

 

O encontro será uma oportunidade para discutir políticas públicas em prol de moradores das áreas de risco, além de trazer soluções e direcionamento para o enfrentamento a crises climáticas em uma das cidades mais vulneráveis do Brasil, no que tange a desastres ambientais.

 

“A cidade de Petrópolis já sofre historicamente com as chuvas há muitos anos. Em 2022 tivemos mais de 240 mortes e com a expectativa do próximo verão, já com medo do que pode vir, além desse sentimento de apreensão que os moradores da região vivem, acreditamos que ter uma representante do Ministério do Meio Ambiente dialogando em uma aula presencial sobre adaptação climática, é preparar esses jovens e alunos para estarem mais preparados para as tomadas de decisão do poder publico nesses casos”, destaca Pamela Mércia, presidente do TJNS.

 

A ação faz parte do projeto aprovado no edital do Fundo CASA, que se destaca como pioneiro na cidade e na Região Serrana, oferecendo um total de 19 aulas para jovens, mulheres negras e pessoas LGBTQIA+, que são frequentemente excluídos dos espaços de tomada de decisão, quando se trata do assunto.

 



“O trabalho surge de uma necessidade de enfrentamento a crise climática em Petrópolis, que neste contexto, está entre as cidades mais vulneráveis a desastres extremos no Brasil. Com isso nosso objetivo é capacitar e garantir habilidade, conhecimentos e recursos para representar comunidades e a cidade em espaços de discussão, promovendo uma rede de líderes climáticos capazes de criar estratégias para implementação de políticas públicas”, destaca a diretora de educação do Instituto, Branca Ohana.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link disponibilizado na bio do Instagram @institutotjns. O encontro é uma oportunidade de diálogo para toda a sociedade civil, dispondo de um total de 40 vagas, que são limitadas ao público. A atividade é gratuita e acontece a partir das 9h, na UNIFASE, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1003 - Centro, Petrópolis.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE