Foto: Ana Kutter


Nesta quarta-feira, 21 de agosto, Petrópolis e outras 3.374 cidades em 21 estados brasileiros estão sob alerta de perigo potencial de baixa umidade, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta é válido das 11h às 21h, com a previsão de que a umidade relativa do ar fique entre 20% e 30%.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera esses níveis como "atenção", recomendando que a umidade relativa do ar seja superior a 60% para evitar problemas de saúde. A baixa umidade pode causar ressecamento da pele, olhos e mucosas nasais, resultando em irritações e até sangramentos. Além disso, o tempo seco pode agravar crises alérgicas e respiratórias, especialmente em grupos mais vulneráveis.

 

Esse quadro climático é resultado de uma massa de ar seco que tem atuado sobre o Brasil nos últimos dias, mantendo a umidade baixa desde o último fim de semana. Em Petrópolis, a estação meteorológica do Pico do Couto, localizada no Rocio, registrou umidade de 13% na manhã de sábado (17). Desde então, o índice não passou dos 50%, caindo para menos de 20% na terça-feira (20), entre 16h e 18h.

 

Além da baixa umidade, o Climatempo destaca que o Brasil está passando por um agosto de extremos, com temperaturas variando entre ondas de frio intenso e períodos de calor. Esta "gangorra térmica", comum nesta época do ano, tem se mostrado particularmente intensa em 2024. A massa de ar seco que domina atualmente deve permanecer até o fim da semana, quando uma nova onda de frio está prevista para atingir o país.

 

Para Petrópolis, o Climatempo prevê uma queda de temperatura a partir de segunda-feira (26), com mínima de 13 ºC e máxima de 18 ºC. Nesta quarta-feira (21), o clima será de sol com algumas nuvens, sem previsão de chuva, com temperaturas variando entre 13 ºC e 25 ºC.

 

O Climatempo alerta para a necessidade de precauções diante das mudanças bruscas de clima, que, embora tragam alívio temporário do calor, também podem afetar a saúde e o bem-estar da população.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE