O movimento empresarial
Petrópolis 2030 – formado por 26 entidades representativas de setores
econômicos e da sociedade organizada – quer a retomada urgente da discussão
sobre o destino da subida da serra, na BR-040, após a conclusão da nova pista.
A ideia de transformar a “futura antiga pista de subida”, trecho de 20
quilômetros que faz parte da rodovia Rio-Juiz de Fora (BR-040), em uma
"estrada-parque" foi levantado em 2011, mas agora, às vésperas da
licitação de uma nova concessão para a Rio-Juiz de Fora e a previsão de
conclusão da via de acesso à cidade, nenhum representante do poder público
concedente anuncia o que será feito do trecho atual.
A ideia era criar um corredor
ecológico, promovendo o turismo sustentável e a preservação ambiental,
transformando a pista em uma rodovia para a contemplação, o passeio enquanto a
nova pista seria a de acesso rápido. No entanto, desde então, pouco se falou
sobre o assunto, e o projeto parece ter caído no esquecimento.
Com a previsão da licitação da
nova concessão para dezembro, o movimento empresarial Petrópolis 2030 levantou
preocupações significativas sobre o futuro da antiga estrada. Claudio Mohammad,
coordenador do movimento, expressa sua apreensão: "estamos preocupados
que, sem um plano de manutenção adequado, a antiga pista de subida se torne
mais um exemplo de abandono como é a Serra Velha da
Estrela. Transformá-la em uma estrada-parque não só beneficiaria o
meio ambiente, mas também poderia impulsionar o turismo e a economia local,
trazendo novos visitantes para a região."
A preocupação de Mohammad
reflete um sentimento mais amplo na comunidade empresarial de Petrópolis. Para
muitos, a estrada-parque representaria uma oportunidade para revitalizar a área
e promover o ecoturismo. "Estamos falando de um ativo que pode se
transformar em uma atração única, atraindo turistas interessados na natureza e
na história da região," comenta Mohammad. "Não podemos permitir que
um recurso tão valioso seja desperdiçado”, completa.
No entanto, o cenário atual é
incerto. As obras da nova pista, segundo o Programa de Exploração da Rodovia (PER),
anexo ao contrato de concessão, de 1995, previa a conclusão da obra
em 2006. Ela só foi iniciada em 2013, abandonada em 2016 e depende da nova
concessão para ser retomada. A expectativa é de que a nova pista fique pronta
em 2031. “Temos sete anos para um plano de manejo para o que será “a antiga
estrada”. O movimento Empresarial Petrópolis 2030 pede ação do governo federal
para garantir que esse trecho não seja simplesmente deixado ao acaso”, frisa
Cláudio Mohammad.
Além das preocupações
econômicas, há também um forte argumento ambiental para a preservação da
estrada. A ideia de uma estrada-parque é promover um espaço onde a natureza e o
desenvolvimento humano coexistam harmoniosamente. Transformar a antiga pista em
um corredor ecológico poderia ajudar a preservar a fauna e flora local, além de
servir como um exemplo de sustentabilidade para outras regiões.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.