Dez empresas fluminenses são as mais novas ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilidade, que neste ano contou com 62 projetos concorrentes. Entre as vencedoras está a Werner Tecidos, de Petrópolis, que venceu na categoria Mudança do clima e Eficiência energética, com o projeto “Tecnologia Aliada à Eficiência Energética”. O anúncio oficial dos vencedores ocorreu nesta segunda-feira (23/9), no auditório Aquário da Casa Firjan, com a participação dos finalistas, de Luiz Césio Caetano, atual 1º vice-presidente e presidente eleito da Firjan, e de Carlos Fernando Gross, 1º vice-presidente da Firjan CIRJ. A solenidade contou ainda com palestra magna do Rodolfo Beltrán Bravo, arquiteto, ex-ministro do Peru e atual diretor da organização Earth Day na América do Sul.

 

“A adoção de práticas sustentáveis pela indústria fluminense é crucial para mitigar impactos ambientais, promover a eficiência no uso de recursos naturais e reduzir emissões de gases de efeito estufa. Além de contribuir para a preservação do ecossistema, práticas sustentáveis impulsionam a inovação e a competitividade, alinhando-se a exigências regulatórias e expectativas de mercados globais”, destaca Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da federação.

 

O projeto vencedor “Tecnologia Aliada à Eficiência Energética”, da Werner Fábrica de Tecidos, sobre a utilização de inversores de frequência para acionamento de motores elétricos em sistema de bombeamento de efluente industrial e contratação de energia de fonte renovável no ambiente de energia livre (mercado livre). A operação reduziu 70,8% o consumo de energia, comparado ao sistema tradicional de partida de motor estrela triângulo.

 

“É motivo de muito orgulho ver uma empresa centenária como a Werner, que além de ser uma das melhores no mercado em que atua, tem o compromisso com a sustentabilidade, utilizando de práticas responsáveis e inovação para a garantia de seu processo produtivo, deixando seu legado para as futuras gerações”, afirma Júlio Talon, presidente da Firjan Serrana.

 

A concessionária Águas do Imperador recebeu menção honrosa pelo projeto “Compostar é dar vida”, que realiza a destinação dos resíduos sólidos de maneira segura e sustentável, contribuindo diretamente com a redução dos passivos ambientais e esgotamento dos aterros, em parceria com a Organosolo Biotecnologia. Atualmente, já foram encaminhadas cerca de 2.000 toneladas de lodo de esgoto para a empresa parceira. E, após a realização da compostagem, parte do produto final é destinada à venda em lojas, hortos e grandes distribuidoras. Outra parte vai para a agricultura agroecológica, agricultura familiar, projetos educacionais como hortas escolares, projetos de reflorestamento e recuperação de solo degradado.

 

O Prêmio Firjan de Sustentabilidade reconhece as iniciativas que se destacam no estado do Rio em prol da sustentabilidade, que conciliam as atividades produtivas com a proteção ambiental, equilíbrio econômico e responsabilidade social. Desde 2013, o Prêmio recebeu 624 projetos, nas categorias “Água e Efluentes”; “Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos”; “Mudanças Climáticas e Eficiência Energética”; “Resíduos Sólidos”, “Gestão de Impacto e Investimento Social”; “Estratégias para Engajamento e Promoção da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e "Governança Corporativa".

 

Também participaram da cerimônia Henrique Nora Júnior, presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente eleito da Firjan; e Keitt Lomiento, coordenadora de conhecimento e parcerias da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

 


Conheça os projetos vencedores de cada categoria e as menções honrosas:

 

Água e Efluentes

Projeto: Gestão Sustentável de Frotas

Empresa: Águas do Paraíba   

 

Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos

Projeto: Renaturalização da Bacia do Rio Jacaré

Empresa: Prefeitura de Niterói

 

Estratégias de engajamento e promoção da Agenda 2030 dos objetivos de desenvolvimento sustentável

Projeto: Be Well

Empresa: SBM Offshore

 

Gestão de Impacto e Investimento Social

Projeto: Aula Extra Roberto Rocca

Empresa: Ternium

 

Governança Corporativa

Projeto: Projeto Carro Forte

Empresa: Fadel Transportes e Logística

 

Mudança do Clima e Eficiência Energética

Projeto: Tecnologia Aliada à Eficiência Energética

Empresa: Werner Tecidos

 

Resíduos Sólidos

Projeto: Canteiro Sustentável Enel Distribuidora

Empresa: Enel

 

Menção Honrosa

Projeto: Compostar é dar vida

Empresa: Águas do Imperador   

 

Projeto: Gestão de Resíduos do Porto Sudeste

Empresa: Porto Sudeste

 

Projeto: Eco(s)cultura - Formação em cultura e educação ambiental para alunos da rede municipal de ensino

Empresa: Observatório de Favelas do Rio de Janeiro 

 

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE