O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), em parceria com o CEFET/RJ e a Garde, realizará uma roda de conversa gratuita para discutir os impactos das mudanças climáticas na saúde mental, com foco em como essas crises afetam diferentes grupos sociais e quais estratégias podem ser desenvolvidas para enfrentar os desafios.


O evento será na quarta-feira, 18 de setembro, das 10h às 12h, no auditório da UNIFASE, na Av. Barão do Rio Branco, 1003, e terá transmissão ao vivo pela internet através da plataforma Microsoft Teams, basta clicar no link no dia do evento para acessar.    


O evento será dividido em três momentos, com apresentações curtas seguidas de discussões. Dra. Samira Younes Ibrahim falará sobre "sobreviventes de desastres socioambientais: dimensões psicossociais e saúde mental". 


O médico Paulo Sá, mestre em Saúde Pública, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis e assessor da Pró-reitora de Ensino da UNIFASE/FMP, discutirá a capacitação de profissionais da saúde para atuarem em desastres, enfatizando a formação voltada para intervenções em saúde mental. Além disso, Karla de Souza Magalhães, psicóloga com vasta experiência em projetos humanitários pela Médicos Sem Fronteiras, trará sua visão sobre as intervenções psicossociais em desastres climáticos.


"Esse evento é uma oportunidade crucial para preparar os futuros profissionais da saúde. O seminário vai discutir a formação necessária para que médicos e psicólogos consigam atuar em situações de desastres, que estão se tornando cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas", destaca Paulo Sá.


O seminário visa promover um debate entre programas, projetos e pesquisas que conectam a saúde mental ao contexto das mudanças climáticas no estado do Rio de Janeiro, com destaque para as interseccionalidades e desafios presentes. Entre os temas discutidos estarão a saúde mental em desastres ambientais, os impactos psicológicos de gênero nessas situações e a capacitação de profissionais para lidar com esses cenários de emergência.


"O CEFET/RJ tem trabalhado em parceria com a Garde em eventos que discutem as mudanças climáticas e as possibilidades de redução de riscos de desastres. Tenho certeza que, ao incluir a UNIFASE nesta colaboração, com sua vasta experiência nas áreas da saúde e da psicologia, conseguiremos ampliar os horizontes desta discussão tão importante nos dias de hoje", destaca Felipe Henriques, Diretor do CEFET/RJ – Campus Petrópolis. 


O seminário é direcionado aos profissionais da saúde, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no tema. A expectativa é promover uma ampla troca de experiências entre os participantes e trazer novas perspectivas sobre a atuação profissional em situações de desastres. 


"Debater o impacto da crise climática na saúde mental da população, e principalmente dos mais expostos e vulneráveis, é uma oportunidade valiosa, não só para os profissionais envolvidos neste debate tão plural, mas também para a população da nossa cidade que enfrenta este problema de forma recorrente", finaliza Camila Macedo Ponte, Cofundadora da Garde. 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE