O movimento Unidos por
Itaipava (Unita) está concentrando esforços em pressionar as autoridades responsáveis
pelas rodovias BR-040 e União e Indústria para garantir melhorias nos acessos
entre essas vias, fundamentais para a mobilidade urbana de Itaipava e demais
distritos. A BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Minas Gerais, e a Estrada
União e Indústria, que corta Itaipava, são vias federais paralelas, e o
trânsito entre elas precisa de intervenções urgentes para aliviar o
congestionamento crescente na região. A reivindicação ocorre no momento em que
o Ministério dos Transportes prepara licitação para a nova concessão da BR-040,
trecho entre Rio e Juiz de Fora, passando por Petrópolis. O Plano de Exploração
da Rodovia (PER) divulgado, no entanto, não contempla estas intervenções e a
meta é que o documento seja revisto acrescentando essas obras ou que elas sejam
feitas pelo Dnit.
“Uma outra possibilidade é que
ANTT e Dnit cooperem nisso e estabeleçam o que cada um pode ser responsável.
São organismos federais subordinados ao Ministério dos Transportes, a quem cabe
a gestão das rodovias”, afirma Fabrício Santos, um dos empresários que encabeça
o Unita.
Hoje, os acessos existentes
entre as rodovias são em Pedro do Rio, Barra Mansa (antes da Jacuba, onde
acessam somente carros), Trevo de Bonsucesso, Estrada do Catobira, Ponte do
Castelo e a Ponte do Arranha-céu. “Os acessos são vitais para o fluxo de
veículos e a segurança dos motoristas. Muitos pontos enfrentam problemas
estruturais sérios, como nas pontes e na pavimentação. O Unita visa melhorias
em acessos já existentes, além de defender a criação de novos trechos de
conexão, especialmente em áreas de tráfego intenso e onde seja possível “abrir”
esses canais de comunicação entre as vias”, aponta Alexandre Plantz, outro
líder do movimento empresarial. Dois desses acessos seriam na altura dos
quilômetros 59 e 61, além de uma ponte e trevo no quilômetro 59,5, permitindo
uma conexão direta entre a BR-495 (Petrópolis-Teresópolis) e a BR-040.
O Unita cita o esforço de
entidades como Sicomércio e NovAmosanta que têm técnicos debruçados sobre o
edital da nova licitação e que também elencaram, além dos pontos apresentados
pelo Unidos por Itaipava, outros itens cruciais a serem incluídos na nova
concessão.
O leilão para a nova concessão
da BR-040, previsto para o primeiro trimestre de 2025, traz a expectativa de
investimentos significativos. O Programa de Exploração da Rodovia (PER),
elaborado pela ANTT, projeta R$ 4,95 bilhões em obras, incluindo uma nova ponte
de acesso a Itaipava com duas faixas, calçadas e acostamentos. No entanto,
Alexandre Plantz, alerta que “as intervenções previstas são insuficientes
diante da magnitude dos problemas de acesso ao distrito. Precisamos de atenção
em todos os pontos críticos”, aponta.
Para o Unita, além da
manutenção das vias, é crucial que a ANTT, a quem cabe a gestão da BR-040 e o
Dnit. responsável pela União e Indústria, cooperem na duplicação de trechos e
na pavimentação, iluminação e manutenção adequadas, assegurando que o tráfego
não só flua melhor, como também que a segurança dos pedestres e motoristas seja
garantida.
O movimento vai atuar de forma
incisiva junto às autoridades competentes, buscando que o PER inclua mais
detalhes sobre esses acessos e proponha soluções mais abrangentes antes da
concessão ser assinada. Essa meta do Unita, que busca alinhar a BR-040 e a
União e Indústria, reflete a crescente preocupação dos moradores com a
mobilidade em Itaipava, que se consolidou como um polo de desenvolvimento
urbano e turístico, mas que sofre com problemas de infraestrutura não
resolvidos.
De acordo com a ANTT, está
previsto que o Edital para a concessão da BR-040 seja finalizado ainda neste
ano e que o leilão do projeto aconteça no primeiro trimestre de 2025. O
contrato de concessão terá duração de 30 anos, contados a partir da data da adesão
pela concessionária vencedora. O PER ainda pode ser alterado até a
realização da licitação.
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