Com a temperatura em alta já
em pleno inverno, o setor de moda de Petrópolis está otimista para a temporada
primavera-verão 2024. A nova estação só inicia no dia 22, mas o finalzinho de
inverno será marcado por um clima mais quente, com pouca chuva e, é claro, com
a mudança de guarda-roupa. As vitrines da cidade já exibem as novas coleções,
trazendo tendências como estampas vibrantes e a reinvenção do jeans, que
prometem conquistar os consumidores. O mercado de calçados e acessórios também
acompanha essas novidades, refletindo o dinamismo do setor. Para a Câmara de
Dirigentes Lojistas de Petrópolis, a época é de renovação, não apenas das
vitrines, mas da forma de fazer negócios com os empreendedores atentos para o
crescimento do e-commerce, sobretudo na área de moda.
A previsão é de crescimento de
2% a 4% de vendas do setor de moda no país em relação a 2023 que fechou com 6,5
bilhões de peças comercializadas segundo estimativa do Serviço Brasileiro de
Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “A moda outono inverno tem um peso
grande nesta conta, principalmente em Petrópolis que experimenta sua alta
temporada de turismo, mas a primavera-verão, começando mais cedo e se
estendendo até o final das férias e englobando ainda as festas de final de ano,
é promissora”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de
Petrópolis, Cláudio Mohammad.
A troca de vitrines já
mobilizou o comércio local e além do vestuário, lojas de acessório, óticas,
lojas de decoração e artigos do lar também se renovam para receber a nova
temporada, acompanhando o movimento crescente nas ruas de Petrópolis, incluindo
os distritos. “Bares e restaurantes também trocam cardápios, estendem
funcionamento, investem em novidades e promoção. Esse fluxo que atinge boa
parte da cadeia produtiva vem em “onda” que vai contagiando e ampliando. É
preciso estar antenado às tendências, otimista com bom movimento e preparado
para atender com qualidade”, ensina o presidente da CDL Petrópolis.
Mohammad também ressalta o
impacto na economia local. "Petrópolis é um polo de comércio com lojas
espalhadas por toda a cidade e seus distritos, o que cria uma experiência de
compra diversificada. Há os polos de moda específicos como a Rua Teresa e o
Bingen, porém é verificado “redutos” de segmentos como a decoração em Itaipava,
antiguidades em Secretário, artesanato em vários pontos, tornando o
varejo uma experiência diferente em Petrópolis”, afirma o lojista e líder
empresarial.
Lojista deve investir em
e-commerce
O mercado de vestuário no
Brasil tem mostrado uma transformação significativa nos últimos anos,
especialmente com o crescimento do e-commerce. Embora o varejo físico ainda
domine as vendas, representando 92% do montante em 2022 com R$ 244,7 bilhões
movimentados, o comércio online atingiu a marca de R$ 21 bilhões, o que
corresponde a 8% do faturamento total, segundo estudo do IEMI- Inteligência de
Mercado, empresa especializada em pesquisa do setor têxtil.
Essa mudança nos hábitos de
consumo aponta uma necessidade urgente para que os lojistas invistam em
plataformas de e-commerce, garantindo uma experiência de compra fluida e
atrativa para o consumidor digital. O crescimento nominal de 19% no faturamento
de vestuário entre 2017 e 2022 reforça o potencial desse setor, mas também
expõe a diminuição do volume de peças vendidas, o que exige uma estratégia mais
focada em qualidade e eficiência.
Cláudio Mohammad, presidente
da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, alerta que o varejista que
ainda não investiu no comércio digital está perdendo oportunidades. "O
e-commerce, especialmente no setor de moda, não pode ser visto como uma simples
opção, mas sim uma necessidade. A integração entre a loja física e o ambiente
online é crucial para oferecer ao cliente uma experiência consistente e
aumentar o alcance. Lojistas precisam se concentrar na personalização e na
qualidade do serviço online para atrair e fidelizar consumidores",
analisa.
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