Drª Nathália Ventura


A reposição hormonal, procedimento que tem a finalidade de suprir a deficiência de hormônios, é normalmente um assunto cercado de dúvidas e discussões. No mês de combate ao câncer de mama, médica especializada em endocrinologia, aponta os benefícios da reposição na saúde da mulher, quando realizado de forma adequada e sob supervisão clínica, desmistificando os mitos em torno do tratamento.

 

Segundo a Drª Nathália Ventura, a reposição pode ocorrer em alguns períodos da vida, como na menopausa ou em condições médicas específicas, tendo o objetivo de restabelecer os níveis hormonais a um estado mais equilibrado, aliviando sintomas e melhorando a qualidade de vida do paciente.

 

“O tratamento deve ser sempre personalizado, discutido com um médico capacitado, que vai avaliar a necessidade e o tipo de hormônio a ser utilizado. O procedimento pode ser feito através de comprimidos, adesivos, géis, injeções ou implantes, que liberam doses específicas de hormônio no corpo”, explicou a médica.

 

Para as mulheres, entre os benefícios da reposição, estão o alívio de sintomas da menopausa, melhorias na qualidade do sono, aumento da libido, prevenção da perda de massa óssea, redução do risco de osteoporose, além da diminuição de risco cardiovascular. Embora benéfica, a reposição pode gerar implicações.

 

“A terapia não é indicada para todas as pessoas. Por isso, é necessária uma avaliação médica, levando em conta os riscos e benefícios individuais. Os riscos podem variar de acordo com o tipo de reposição, a duração do tratamento e o perfil do paciente, considerando fatores como histórico familiar e pessoal de saúde”, destacou a médica Nathália Ventura.

 

Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, neste Outubro Rosa, a médica elaborou gratuitamente uma série de vídeos, com informações e dicas que priorizam a saúde, através do Instagram @dranathaliaventura. Diariamente, perguntas são respondidas e instruções fornecidas às pessoas que buscam por tratamento.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE