Pesquisa realizada pela
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço
de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta um cenário promissor, mas também
desafiador, para o varejista que ainda não investiu em tecnologia para vendas online.
O estudo, divulgado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, revela
que 67% das empresas do setor de comércio e serviços no Brasil utilizam o
WhatsApp como principal canal de vendas, seguido pelas redes sociais (57%) e
pelas lojas físicas (47%). Os dados evidenciam a necessidade de modernização do
comércio varejista petropolitano para acompanhar essa transformação digital,
aderindo a estratégias que integrem o físico e o digital, como o modelo
omnichannel.
Para o presidente da Câmara de
Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL), Claudio Mohammad, investir em
tecnologia e modernizar os canais de vendas é essencial para a sobrevivência e
expansão do setor local. "Os números mostram que há uma grande parcela de
lojistas ainda longe das inovações tecnológicas. O consumidor atual busca
comodidade e uma experiência de compra fluida, seja no ambiente físico ou
digital. As empresas que conseguirem oferecer essa experiência integrada terão
uma vantagem competitiva em relação às demais", destaca Mohammad.
A pesquisa da CNDL e SPC
Brasil também mostra que 41% dos empresários estão dispostos a investir em
divulgação para impulsionar suas vendas. Entre os canais pagos mais utilizados,
redes sociais como Instagram e Facebook são os preferidos (21%), seguidos pela
panfletagem (13%) e pelo Google (11%). Em média, as empresas investem R$ 880
mensais em estratégias de comunicação para atingir o público-alvo.
Cláudio Mohammad explica que a
presença digital é cada vez mais determinante para o sucesso de uma empresa. “O
comportamento do consumidor mudou e o comércio precisa acompanhar essa
transformação. Não basta estar nas redes sociais; é preciso um planejamento
sólido que inclua anúncios direcionados e uma gestão ativa dos perfis online,
promovendo o engajamento com o público,” ressalta.
Um canal de vendas no WhatsApp
atualmente é crucial para as empresas, pois permite uma comunicação direta e
imediata com os clientes. Facilita o atendimento personalizado, aumenta o
engajamento e a satisfação do cliente, e pode impulsionar as vendas com ofertas
e promoções exclusivas. A forma de vendas por meio desta rede social, em
especial, se tornou popular.
Apesar de os números da
pesquisa indicarem uma forte presença digital, apenas 12% das empresas utilizam
sites como canais de venda, o que representa uma oportunidade para o comércio
varejista de Petrópolis. "Os lojistas que ainda não exploraram essa
possibilidade devem considerar investir na área para alcançar clientes em
potencial que preferem realizar compras online, ampliando as possibilidades de
venda", afirma o presidente da CDL Petrópolis.
A necessidade de adotar uma
estratégia omnichannel é um dos pontos ressaltados por Cláudio Mohammad. Ele
explica que, ao integrar os pontos de venda físicos com os digitais, os
lojistas petropolitanos podem proporcionar uma experiência mais completa e
satisfatória para os consumidores. "Uma estratégia omnichannel permite ao
cliente, por exemplo, fazer uma compra online e retirar o produto na loja
física, ou ainda resolver problemas e trocas diretamente na loja, o que
facilita a vida do consumidor e reforça a fidelidade à marca", completa.
“Realizamos uma palestra com
Ladmir Carvalho, CEO da AlterData, esta semana sobre uso da inteligência
artificial e tivemos lotação esgotada para o evento. É crucial hoje para as
empresas trilharem o caminho digital e estamos empenhados em estimular essa
transformação”, frisa Cláudio Mohammad.
Para a CDL Petrópolis, essa
adaptação ao cenário digital é um passo fundamental para que o comércio local
se torne mais competitivo e acompanhe as transformações do mercado. Segundo
Mohammad, a entidade está empenhada em auxiliar os lojistas com orientações e
capacitações para que invistam em inovação. "Nosso papel é promover o
desenvolvimento do comércio local e, para isso, precisamos incentivar a
digitalização e o uso das novas tecnologias que facilitam a gestão e ampliam o
alcance das empresas", frisa.
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