Dois alunos do curso de Gastronomia da Estácio Petrópolis estão entre os cinco finalistas do Desafio dos Chefs no Petrópolis Gourmet 2024. Antônio Barcelos, chef do Divino & Cucina, e Bruno Leal, chef do Locanda Bela Vista, avançaram após provas que avaliaram sabor, originalidade, apresentação e técnica.


A última eliminatória, realizada no Senac, desafiou os participantes a criar pratos com ingredientes surpresa, como peito de frango, laranja, pimenta dedo-de-moça, romã, abóbora, batata-doce e fubá. Bruno preparou pratos destacados pelo júri, enquanto Antônio conquistou a vaga com entradas e dois raviolis: de abóbora com manteiga de sálvia e castanha-do-pará, e de frango com molho de laranja e pele crocante.


A final será realizada amanhã, 26 de novembro, no Senac, com o vencedor recebendo uma viagem para Recife. O evento faz parte do Petrópolis Gourmet, festival que reúne 43 estabelecimentos e oferece oficinas e experiências gastronômicas.


“Participar do Petrópolis Gourmet é sempre especial, participo há uns oito anos, mas esse ano, consegui conciliar a agenda e mostrar meu trabalho no Desafio,” destacou Bruno.


Formado pelo Senac como chef executivo, e com outros cursos complementares, além de estar no primeiro período de gastronomia da Estácio, o chef Antônio Barcelos, chef do Divino & Cucina, fala sobre as motivações de participar do Desafio. Esta é a segunda vez que ele participa da competição.


“A nossa principal motivação foi o desafio, sair da zona de conforto e encontrar diversos amigos da profissão, competindo, mas também aprendendo com cada uma ali, além é claro, do prêmio. Eu participei no ano passado, mas não fui classificado, infelizmente. Mas este ano consegui a classificação servindo três pratos: chips de batata doce com frango, maçã verde grelhada, com semente de romã e tomate cereja de entrada. E outros dois pratos, ravioli de abóbora servido com manteiga e sálvia e castanha do pará e ravioli de frango servido com molho de laranja e a pele do frango crocante por cima”, contou Antônio.


Bruno, que já atua como chef, vê na graduação uma oportunidade para ampliar seu conhecimento teórico, com o objetivo de lecionar futuramente. No desafio seu prato foi: Escalope de frango com crosta de polenta, espuma de batata doce com laranja e vinagrete de romã e maçã verde


A final será realizada amanhã, 26 de novembro, no Senac, com o vencedor recebendo uma viagem para Recife. O evento faz parte do Petrópolis Gourmet, festival que reúne 43 estabelecimentos e oferece oficinas e experiências gastronômicas.



Curso de Gastronomia da Estácio tem inscrições abertas em Petrópolis

A Estácio Petrópolis oferece a graduação em Gastronomia na modalidade semipresencial, com duração de dois anos. O curso capacita profissionais para atuar em áreas como confeitaria, panificação e gestão de restaurantes, atendendo à demanda do mercado gastronômico da região.


“A cidade imperial sempre atraiu muitos turistas por conta de sua importância histórica, belas paisagens e também sua gastronomia. Por esse motivo, identificamos a necessidade de formar profissionais que possam agregar com seu conhecimento nas diversas áreas de atuação como: segurança alimentar e gestão de funcionários, conhecimentos gerenciais para lidar com as finanças de um restaurante. É possível também se especializar em confeitaria, panificação ou num tipo específico de culinária, como japonesa, francesa ou vegetariana”, destaca a diretora da Estácio Petrópolis, Patricia Bach.


O curso de Gastronomia da Estácio capacita os alunos para atuarem nos diversos setores de uma cozinha, como planejamento, organização, execução e comercialização de serviços de alimentação, formando profissionais para atuarem como chefs em restaurantes no Brasil e no mundo.


Informações podem ser obtidas no site estacio.br ou pelo telefone24 99300-8252.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE