A última sexta-feira de
novembro é aguardada por consumidores e comerciantes como um dos momentos mais
movimentados do calendário do varejo: a Black Friday. Este ano, além das
promoções tradicionais, o evento, no dia 29, ganha novos contornos, marcados por
tendências como consumo sustentável, personalização e uso estratégico das redes
sociais. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis aponta que o pequeno e
médio varejista tem o desafio de concorrer com os grandes do mercado e, assim,
precisa lançar mão de estratégias diferenciadas como vitrines bem elaboradas,
além de anunciar com antecedência oportunidades de descontos para atrair o
consumidor.
“Os pequenos e médios negócios
sentem a concorrência que tem o poder de anúncios maciços. Assim, é necessário
gerar as oportunidades entre os clientes fiéis e potencializar as redes
sociais. As lojas físicas, no entanto, precisam estar com propaganda
convidativa para poder fazer frente às vendas digitais que são a maioria na
data muito dominada pelos gigantes do mercado”, afirma Cláudio Mohammad,
presidente da CDL Petrópolis.
A previsão de
faturamento da Black Friday no Brasil em 2024 aponta para um crescimento de
aproximadamente 10% em relação ao ano anterior. Estima-se que o evento
movimente cerca de R$ 7 bilhões no comércio eletrônico. A alta é impulsionada
por estratégias inovadoras do varejo e um aumento na adesão de consumidores,
mesmo em um cenário de cautela financeira. Produtos mais procurados incluem
smartphones, roupas, acessórios e eletrônicos.
O presidente da CDL Petrópolis
destaca, no entanto, a relevância da data para a economia da cidade. “A Black
Friday é uma oportunidade estratégica para comerciantes atraírem novos clientes
e fortalecerem suas marcas. É fundamental que o empresariado petropolitano
esteja preparado para atender a um consumidor cada vez mais exigente, que
valoriza qualidade, sustentabilidade e uma experiência de compra diferenciada.
A criatividade, para os pequenos e médios lojistas, na hora de praticar as
promoções, faz a diferença, esteja ele em um grande centro ou até mesmo nos
bairros”, afirma.
Sustentabilidade e
personalização em alta
De acordo com um estudo da
PwC, multinacional de consultoria, 47% dos consumidores brasileiros já
priorizam marcas que adotam práticas sustentáveis. Essa tendência deve se
refletir na Black Friday deste ano, com maior demanda por produtos que combinam
preço competitivo e impacto ambiental reduzido. “Os consumidores estão mais
atentos ao que compram. Em Petrópolis, vemos um movimento crescente de lojistas
buscando equilibrar descontos atrativos com a oferta de produtos sustentáveis”,
acrescenta Mohammad.
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