A Estrada União e Indústria,
uma das principais vias para Itaipava e distritos, vai receber novas
intervenções para melhorar a fluidez do tráfego e a segurança de motoristas e
pedestres. As obras, já contratadas, foram anunciadas pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão federal responsável
pela rodovia, em reunião com o movimento UNITA - Unidos Por Itaipava.
A UNITA foi recebida pelo
superintendente do DNIT no Estado do Rio, Fernando Luiz Correia, que mostrou
que parte do pleito da associação, de melhorias que deem mais acessibilidade,
vai ser contemplado em uma nova etapa de obras em pontos considerados críticos:
alargamento da via em frente ao terminal de Corrêas, correção do traçado no
Trevo de Bonsucesso e melhorias no Trevo de Pedro do Rio, áreas cruciais para
motoristas e pedestres da região.
“A Estrada União e
Indústria é vital para nossa região e as melhorias que foram anunciadas são
essenciais para garantir mais segurança e fluidez no trânsito. A reforma
recente, um custo de R$ 40 milhões, executada pelo governo federal, deixou de
fora intervenções prevendo mobilidade para locais considerados gargalos. O DNIT
vai fazer essas ações iniciais e a meta é ter um diálogo permanente com o órgão
para que mais intervenções sejam viabilizadas como a rotatória em frente ao
Bramil”, exemplifica o presidente do UNITA, Alexandre Plantz.
O presidente do UNITA frisa que
as intervenções, mesmo ocorrendo além do trecho de Itaipava, influenciam
diretamente no distrito. É o caso do alargamento da via em frente ao terminal
de ônibus, em Corrêas. Criando mais espaço que, quem vem do Centro, vai poder
passar direto e os ônibus que acessam o terminal usarão a pista central,
eliminando a retenção.
O empresário assinala que o
encontro no departamento federal acendeu expectativa por mais soluções na
estrada de 26 quilômetros entre a Barão do Rio Branco e Pedro do Rio, por onde
circulam 25 mil veículos diariamente, incluindo ônibus, caminhões e de
carros de serviço. “Fomos recebidos com interesse e proatividade. Essa
interação com o órgão é essencial para que se viabilize ações necessárias para
a região”, aponta Plantz. Participaram do encontro Homero Brantes, coordenador
do Serviço de Operações Terrestres, e Wanderson Lopes da Silva, coordenador de
engenharia do DNIT no Estado do Rio.
Durante a reunião, também foi
discutido o futuro de outros projetos de infraestrutura, como a ligação entre a
BR-040 e a BR-495, a estrada de Teresópolis, que poderá ser viabilizada já
tendo sido iniciado um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental
(EVTEA). Neste caso, as obras podem ser feitas com recursos federais, estaduais
ou municipais, ou uma colaboração conjunta entre os entes.
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