O mês de novembro está chegando ao fim, mas o cuidado com a saúde do homem deve ser adotado como rotina. É esse o alerta que a Radio Serra Radioterapia , de Petrópolis, tem reforçado ao longo de toda campanha do Novembro Azul, período voltado para a promoção da saúde masculina de forma geral. No entanto, especialistas da clínica referência em radioterapia na cidade, enfatizam a prevenção do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com estatísticas do INCA, em 2022, esse tipo de câncer chegou a registrar aproximadamente 70 mil casos no Brasil.

 

Apesar de muito comum, a prevenção da doença tem como grande obstáculo a falta de conhecimento e a vergonha entre a população masculina. Esses fatores fazem com que muitos não procurem os cuidados necessários e desconheçam ações básicas que podem ser definitivas para a identificação e o tratamento adequado. “A vergonha ou o medo ainda é um grande problema. É fundamental que os homens façam o exame de sangue para análise do  PSA e o toque retal, que são indolores, fáceis de fazer e principalmente, salvam vidas”, enfatizou o médico radio-oncologista da Radio Serra, Daniel Przybysz.

 

O paciente Celso Soares tem em sua história uma experiência que mostra o quanto é necessária a manutenção dos cuidados com a saúde do homem. No caso dele, a realização dos exames o ajudou a identificar um câncer de testículo. Há 24 anos ele foi diagnosticado com a doença em tempo de iniciar o tratamento e foi curado. Pai de duas filhas, Celso manteve a rotina no acompanhamento médico. “Identifiquei o câncer no testículo a partir de um nódulo no peito, após investigar foi verificado um distúrbio hormonal que estava sendo causado por um seminoma. Imediatamente começamos o tratamento com cirurgia e radioterapia”, lembra o Celso, que fez a radioterapia na Radio Serra e enfatiza que a descoberta precoce do câncer fez a diferença no tratamento e recuperação.

 

Entre os sintomas mais comuns do câncer de próstata estão: dificuldade de urinar (demora para começar a terminar), ocorrência de sangue na urina, diminuição do jato e a necessidade de urinar mais vezes ao longo do dia e noite. No entanto, o médico radio-oncologista Eduardo Fuks, enfatiza a necessidade dos cuidados de rotina, tendo em vista que em fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. “É um câncer silencioso, por isso é muito importante a prevenção que inclui, para homens acima de 50 anos, além dos exames periódicos de rastreamento, a manutenção de hábitos saudáveis, com cuidado com a alimentação e prática de atividade física”, explicou o especialista, lembrando que fatores genéticos e obesidade podem influenciar na ocorrência da doença.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE