A Prefeitura de Petrópolis apresentou os avanços e inovações do Programa Escola Resiliente durante o painel "Empoderando a Juventude para um Futuro Urbano Resiliente: Ação Climática e Redução de Riscos de Desastres", realizado no Urban20, o fórum de cidades do G20. O convite para a apresentação foi feito pela UNDRR (Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres). Criado em 2013, o programa atualmente é desenvolvido em 51 escolas da rede municipal de ensino.

 

“A participação popular na promoção da resiliência é o caminho que acreditamos. Além disso, é essencial inserir os jovens, tornando-os responsáveis por disseminar a promoção da resiliência e trazer resultados tangíveis para a sociedade, especialmente na redução de riscos”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

 

O Urban20 (U20) tem como objetivo fomentar debates e articulações políticas sobre economia, clima e desenvolvimento nas cidades. O evento aconteceu no Armazém da Utopia, no Centro do Rio de Janeiro, reunindo prefeitos e delegações de mais de 100 cidades ao redor do mundo.

 

“Foi uma oportunidade de trocar conhecimento e de apresentar as boas práticas de Petrópolis, além de vislumbrar avanços possíveis por meio da integração com iniciativas globais”, afirmou o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Werner.

 

O Programa Escola Resiliente segue os pilares do Quadro Integral de Segurança Escolar da UNDRR, formando comitês e equipes colaborativas compostas por estudantes, professores e funcionários para gerenciar riscos e organizar evacuações em situações de emergência.

 

“A inovação desta iniciativa está em estimular os jovens, com metodologias e dinâmicas participativas, a desenvolverem sua percepção de risco baseada no senso de pertencimento, no protagonismo local e na cooperação coletiva”, explicou Rodrigo D’Almeida, diretor de Projetos da Defesa Civil, que representou Petrópolis no Urban20.

 

Nos últimos dois anos, o programa alcançou resultados expressivos: plantio de aproximadamente 900 árvores com equipes de prevenção, construção de uma rede escolar com cerca de 600 pluviômetros caseiros e promoção de temas como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), conceitos de risco, planejamento urbano resiliente e soluções baseadas na natureza (SbN).

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE