A Câmara de Dirigentes
Lojistas (CDL) de Petrópolis estima um forte movimento no comércio da cidade
durante os últimos dias que antecedem o Natal, impulsionado pela abertura
estendida das lojas. Com horários flexíveis, acordados diretamente entre
lojistas e funcionários, o objetivo é atender à crescente demanda dos
consumidores que buscam presentes, roupas, acessórios e alimentos para as
festividades. A busca por roupas e acessórios para o Ano Novo também impulsiona
a demanda neste período.
De acordo com dados da
Confederação Nacional do Comércio (CNC), o varejo nacional deve movimentar R$
69,75 bilhões neste Natal, representando um aumento real de 1,3% em relação ao
ano passado. Em Petrópolis, há expectativa de uma dinâmica positiva,
especialmente em setores como vestuário, calçados e acessórios, que respondem
por quase 29% do total das vendas no período. Além disso, itens de alimentação,
como panetones, vinhos e chocolates, continuam entre os mais procurados, tanto
no varejo quanto em lojas especializadas.
Deixar as compras para última
hora é também uma tradição no Brasil. Outro ponto que influencia à ida às
compras mais perto da data é o pagamento da última parcela do décimo terceiro
salário. As lojas em Petrópolis abrem sábado e domingo, na segunda, dia 23 e
ainda no dia 24, véspera de Natal, cada ponto comercial praticando horário
acordado com os funcionários e homologado pelo sindicato da categoria, mas a
expectativa é de a maioria estar ainda de portas abertas até às 18h.
Cláudio Mohammad, presidente
da CDL Petrópolis, comenta sobre o cenário local: “As festas de fim de ano são
tradicionalmente um momento de alta no comércio, e estamos otimistas com o
movimento em nossa cidade. A abertura estendida das lojas é uma forma de
atender melhor os clientes, proporcionando mais conforto para realizar suas
compras. Além disso, o setor de alimentos tem mostrado um crescimento
importante, complementando as vendas tradicionais de roupas e presentes.”
Outro ponto de destaque é o
crescente volume de compras digitais, que tem se somado às vendas físicas,
ampliando o alcance dos lojistas. Mohammad acrescenta: “O comércio digital
é um aliado importante para os lojistas, especialmente nesta época do ano.
Muitos clientes fazem suas escolhas online e finalizam a compra nas lojas
físicas, o que cria uma sinergia interessante.”
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