No dia 31 de dezembro de 2024, às 21h, o canal do YouTube Afro Serra Petrópolis irá estrear a segunda parte do documentário "Memórias de uma Escola de Samba". Classificado como livre, o filme é uma produção da cultural Monica Valverde, que traz à tona a rica história da Escola de Samba Unidos da 24 de Maio, e pode ser assistido através do link: https://www.youtube.com/watch?v=S0J7eumyPlo.
Este projeto foi contemplado por edital da Lei Paulo Gustavo, contando com o patrocínio do Governo Federal e da Prefeitura de Petrópolis, por meio da LPG. O documentário é resultado de uma profunda pesquisa que explora um LP raro gravado ao vivo em Petrópolis em 1969, com músicas da escola de samba.
Nessa nova edição, Valverde entrevistou personalidades como Donga, Rita de Cássia e Dona Eva, que compartilham suas memórias e experiências vividas na escola. O vídeo revelará a história da produção do LP, que contém 12 faixas de composições originais, fruto de um grande trabalho coletivo sob a direção do Maestro João Negrão.
Monica Valverde encontrou esse LP raro em um bazar de Petrópolis em 2018 e, a partir disso, iniciou uma pesquisa minuciosa sobre o disco, realizando entrevistas com moradores do Bairro 24 de Maio, berço da escola.
O documentário também abordará as dificuldades enfrentadas durante essa ousada empreitada e curiosidades relatadas por ex-integrantes da escola, além de apresentar a trajetória da Unidos da 24 de Maio, fundada em 1958, com fotos antigas do bairro, ex-integrantes e dos desfiles que aconteciam na Rua do Imperador.
O Afro Serra, criado em 13 de maio de 2013, é um ponto de cultura que se dedica ao resgate da memória e à promoção da cultura afro-brasileira. Com uma casa de cultura inaugurada em 2019, o espaço oferece visitas gratuitas e realiza uma variedade de atividades, como oficinas de dança, percussão, contação de histórias, palestras e festivais, sempre com foco na diversidade cultural.
Para mais informações sobre o documentário e o trabalho do Afro Serra, entre em contato com Monica Valverde pelo telefone 24 9 8189 3999.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.