As empresas de ônibus Cidade
Real, Cidade das Hortênsias e Turp Transporte receberam, na tarde desta
segunda-feira (2), o programa de reciclagem da Defesa Civil, que trata sobre os
protocolos de segurança adotados para casos de inundações, em Petrópolis. Um
grupo de “multiplicadores” esteve no auditório do Setranspetro, tendo acesso
aos devidos treinamentos, fortalecendo a capacidade de resposta em casos de
desastres naturais.
O encontro reuniu representantes
de todas as operadoras, abordando situações de alagamentos, inundações e
enxurradas, através de um trabalho de orientação, prezando pela vida e
segurança dos rodoviários e passageiros. “Destacamos a seriedade dos
procedimentos, com informações úteis para o dia a dia dos profissionais, que
serão colocados em prática, caso necessário”, disse a hidróloga Marcela Vidal,
da Defesa Civil.
Desde 2022, as definições
apresentadas aos rodoviários são baseadas em uma série de reuniões realizadas
entre as equipes da Defesa Civil, Ministério Público, Corpo de Bombeiros,
Setranspetro e empresas de ônibus. Os protocolos, já adotados, são utilizados,
principalmente, durante as chuvas de verão e contam com uma série de
equipamentos disponíveis, para manter e aprimorar a comunicação com a
população.
Informações divulgadas pela
Defesa Civil apontam o funcionamento de três cancelas, instaladas em pontos
estratégicos, nas proximidades da UPA Centro, Ponte Fones e Duas Pontes. Entre
a Ponte Fones e a Rua Paulo Barbosa, são totalizadas 15 ilhas de segurança. O
monitoramento dos rios por meio de câmeras e as informações em tempo real,
acontecem por SMS através do telefone 40199 ou WhatsApp pelo número (61)
2034-4611.
Segundo Gabriel Falcão,
auxiliar de tráfego da Cidade Real, o treinamento promove mais segurança. “Nos
sentimos mais preparados para aplicar os procedimentos necessários”, disse.
Para Rafael Costa, gerente de tráfego da Cidade das Hortênsias, o encontro foi
adequado, após a chegada de novas linhas à operação. “Aproveitei para tirar
dúvidas”, contou. Max Daniel, gestor de frota da Turp Transporte, falou sobre a
eficiência na comunicação. “Hoje, conseguimos ficar de prontidão, alertando e
orientando os motoristas”, destacou.
Os processos de reciclagem são
exemplos de resposta do sistema de transporte público, com base em todas as
reuniões e definições. “Nos meses anteriores ao verão, todos os rodoviários
passam por um curso de atualização. Seguimos satisfeitos com os resultados,
principalmente, porque os rodoviários e passageiros compreenderam os
protocolos”, concluiu Carla Rivetti, superintendente do Setranspetro.
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