Na noite de segunda-feira (20), o Conselho Municipal de Turismo - Comtur e o Conselho Municipal de Cultura - CMC, realizaram a primeira reunião de conselheiros da sociedade civil e do poder público de 2025. Os encontros serviram ainda para apresentar aos conselheiros o novo secretário de Turismo, Pablo Kling, e o presidente do Instituto Municipal de Cultura - IMC, Adenilson Honorato.


“Os conselhos são ferramentas importantes para o desenvolvimento de políticas públicas na cidade. Principalmente, por esse diálogo aberto com os diversos setores da sociedade civil. E o diálogo é um dos pilares da nossa gestão”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.


A primeira reunião do Comtur foi na sede da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis - ACEP. O encontro, que teve duração de pouco mais de duas horas, reuniu representantes da sociedade civil e de secretarias municipais. O quórum foi formado por 25 entidades. Parte dos conselheiros acompanhou a reunião virtualmente, por meio de uma plataforma digital.


Pablo Kling destacou a relevância de revitalizar o turismo em Petrópolis e reposicionar a cidade como referência no cenário nacional. Entre as propostas apresentadas, a participação em feiras, eventos promocionais e o fortalecimento da presença digital.


“Não podemos mais pensar em mercados analógicos. Hoje percebemos nossa conexão com o mundo apenas quando a internet falta. Estamos em uma nova era e devemos utilizar essas ferramentas para promover os atrativos turísticos de Petrópolis em todos os segmentos”, afirmou Kling.


A pauta da reunião incluiu a prestação de contas do Fundo Municipal de Turismo - FUMTUR e a apresentação do projeto “Influencer Week”, um reality show interativo com influenciadores digitais do setor turístico, idealizado por Marzio Fiorini, com possibilidade de realização em Petrópolis. Também foram abordados o monitoramento do Plano Diretor de Turismo e o “Circuito Memorial Negra”.



*Primeiro encontro dos conselheiros de cultura*


Já no Centro de Cultura Raul de Leoni, os conselheiros da sociedade Civil foram apresentados aos novos conselheiros do poder público empossados durante o conselho e ao novo presidente do IMC. Adenilson Honorato destacou a importância do diálogo entre os conselheiros para fortalecer a Cultura de Petrópolis, otimizando o uso dos recursos públicos e a necessidade de preservação e divulgação do patrimônio cultural e artístico da cidade.


“Uma das bandeiras da atual gestão é o patrimônio de Petrópolis. As obras do Theatro Dom Pedro foram retomadas e a nossa expectativa é de que, em breve, esse que é o maior palco da classe artística da cidade, seja entregue mais uma vez aos nossos talentos e também ao petropolitano”, pontuou Adenilson.


Durante o encontro foi discutida ainda a reorganização das comissões permanentes e transitórias, além daquela que ficará responsável pela Política Nacional Aldir Blanc - PNAB, programa de fomento à cultura que visa apoiar os estados e municípios. Também estiveram em debate a lei de incentivo à cultura, o prêmio Guerra-Peixe e o Carnaval 2025.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE