Secretários e coordenadores municipais das cidades que compõem a Regional Serrana I do Estado do Rio de Janeiro participaram de um seminário interno realizado nesta quinta-feira (23), em Itaipava. O evento teve como objetivo alinhar e integrar os municípios e o Governo do Estado para as ações de resposta às chuvas de verão.
“As chuvas sempre vão acontecer, por isso é importante estarmos preparados para dar respostas rápidas para a população”, disse o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Albano Filho Baninho, na abertura do seminário. Baninho também lembrou a parceria com o Estado e a instalação do radar banda X, que ficará no Morin.
Além dos secretários e coordenadores municipais, também participaram do encontro o prefeito de São José do Vale do Rio Preto, José Carlos Mariano; o vice-prefeito de Sumidouro, José Amarildo; o vice-prefeito de Carmo, Adriano Mello e representantes da Defesa Civil de Teresópolis, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil (Cepedec).
“Esse alinhamento com o Estado vai ajudar nas ações de prevenção aos desastres para que possamos dar respostas rápidas para a população e tornar nossa cidade mais resiliente”, comentou o secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente coronel Guilherme Moraes.
“Esse encontro é importante para mostrar aos novos prefeitos e secretários municipais qual o papel da Defesa Civil dentro do município e estamos disponibilizando um caderno de recomendações para que sejam desenvolvidos dentro dos municípios. Além disso, o Estado está fazendo diversos trabalhos para melhoria do nosso sistema de resposta e também disponibilizando ajuda humanitária de forma mais rápida e eficiente para que os municípios possam responder aos desastres”, disse o superintendente operacional da DC-RJ, coronel Gileno.
Durante o evento foram realizadas palestras sobre protocolos da Defesa Civil; apresentação dos equipamentos e ferramentas do Cepedec disponíveis para os municípios e do Sistema Estadual de Previsão, Monitoramento, Alerta e Alarme e do Defesa Civil Alerta (Cell Broadcast). “Petrópolis iniciou esse projeto piloto nacional e já opera o Defesa Civil Alerta, que é mais um mecanismo de comunicação e alerta para a população, funcionando independente de cadastro”, explicou o diretor do Cemaden-RJ, tenente-coronel Alexander Anthony Barrera.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.