A Prefeitura de Petrópolis
anunciou a prorrogação do prazo para o pagamento em cota única do IPTU 2025,
que agora pode ser quitado até dia 31 de janeiro, mantendo o desconto de 10%. A
decisão foi tomada após a nova gestão identificar falhas graves deixadas pelo
governo anterior, que comprometeram a entrega dos carnês aos contribuintes e a
grande maioria da população ainda não ter recebido o documento em casa.
Ao assumir, no dia 1º de
janeiro, a nova administração constatou que houve um atraso no envio dos carnês
físicos e, mesmo o esforço logistico, mais de 50% dos carnês de IPTU ainda não
foram entregues. Essa negligência causou atrasos e transtornos para a
população, que teve dificuldades em cumprir o prazo inicial, previsto para 7 de
janeiro.
Para minimizar os impactos
dessa situação, uma nova gestão implementou a operação com postos de
atendimento espalhados pela cidade além de sistema online no site oficial da
prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), permitindo que os moradores emitam e
imprimam os carnês de IPTU de forma rápida e acessível. Com esta operação, mais
de 20% dos contribuintes obtiveram os boletos por meio do site oficial da
prefeitura ou nos pontos de atendimento disponíveis. Todos os boletos gerados a
partir de quarta-feira (08) já estarão com a nova data.
Segundo o prefeito Hingo
Hammes, a prioridade foi garantir soluções ágeis para resolver o problema
herdado.
"Nossa gestão está
empenhada em corrigir as falhas ocorridas e oferecer mecanismos que assegurem o
direito do contribuinte, mantendo o funcionamento pleno da administração
pública”, destacou.
"A prorrogação foi a
melhor opção para que a população não seja prejudicada. Entendemos que muitos
optam pela cota única e o desconto estimula o ainda mais a adesão. Mesmo com
todos os problemas, vimos que a população está comprometida com o futuro da
nossa cidade", concluiu.
Os pontos de atendimento
funcionam na Secretaria de Fazenda, no Centro de Cultura, na COMDEP, no Parque
de Itaipava e no INPAS, das 9h às 17h. Com isso, os contribuintes têm à
disposição opções tanto virtuais quanto presenciais para regularizar a
situação.
Pontos de atendimento para
emissão de segunda via do IPTU:
Secretaria de Fazenda: Avenida Koeler, 260 - Centro
Centro de Cultura: Praça Visconde de Mauá, 305 - Centro
Parque de Itaipava: Estrada União e Indústria, 10.000 - Itaipava
COMDEP: Rua General Rondon, 400 - Quitandinha
INPAS: Rua Doutor Alencar Lima, 35, Sala 101 - Centro
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.