Nos primeiros dez dias do novo governo, a Prefeitura, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Comdep), intensificou ações emergenciais para lidar com a crise sanitária e urbanística provocada pelo acúmulo de lixo e pela falta de manutenção em diversas áreas de Petrópolis. Com um foco claro na saúde pública e bem-estar da população, as equipes municipais vêm atuando de forma intensa para recuperar e manter a cidade limpa e organizada.
Ações emergenciais
Foram retiradas mais de 4 mil toneladas de lixo, e diversos serviços de drenagem, capina, roçada e reparos em infraestrutura foram realizados, beneficiando comunidades dos cinco distritos do município. O esforço envolveu profissionais, que trabalharam para realizar os serviços de limpeza.
"O início de uma gestão sempre traz desafios, mas nossa equipe tem se dedicado de forma exemplar para garantir um ambiente mais saudável e seguro para todos. A qualidade de vida dos cidadãos é a nossa maior prioridade", afirmou o prefeito Hingo Hammes, destacando o esforço contínuo das equipes de servidores municipais em prol da população.
Limpeza e manutenção das drenagens
Um dos focos da gestão foi a limpeza e manutenção da drenagem urbana, especialmente em um período de chuvas. Foram limpos 449 bueiros, 60 canaletas e 34 bocas de lobo. Fernanda Ferreira, presidente da Comdep, ressaltou a importância da drenagem para a cidade. "A manutenção das drenagens é fundamental para prevenir alagamentos e garantir a fluidez das águas pluviais, especialmente durante períodos de chuvas intensas", afirmou.
Ações complementares em infraestrutura
Além dos serviços de limpeza e drenagem, a administração também se empenhou em outras melhorias urbanas. Foram realizados reparos e manutenções em equipamentos públicos, como a confecção e conserto de coletoras de lixo, instalação de chumbadores nos bancos de praças e a revitalização de quadras esportivas. A segurança das crianças também foi uma prioridade, com a retirada de gangorras danificadas e a instalação de novos balanços nos parquinhos da cidade. Além disso, a pintura e revitalização de espaços públicos, como postes, canteiros e bancos, foi iniciada em várias áreas.
Compromisso com a cidade e a população
O prefeito destacou a importância da colaboração entre os diferentes setores da administração municipal. "O trabalho conjunto das equipes tem garantido a execução eficiente dessas ações, e o trabalho não para. Estamos apenas começando e temos muitas melhorias planejadas para os próximos meses, sempre com o objetivo de oferecer um ambiente mais limpo, seguro e saudável para a nossa população", afirmou.
Com mais de cem ruas e comunidades beneficiadas até a manhã de sexta-feira (10), o prefeito Hingo Hammes garante manter o ritmo acelerado de trabalho e continuar implementando melhorias nas áreas mais afetadas. "Nosso compromisso é com o bem-estar dos petropolitanos. Estamos trabalhando para que nossa cidade seja cada vez mais bem cuidada e preparada para os desafios que virão", finalizou.
A expectativa é que as ações contínuas tragam um impacto positivo nos próximos meses, com mais melhorias e um ambiente urbano mais limpo e organizado.
A presidente da Comdep destacou que a operação vem sendo realizada para normalizar a coleta na cidade e dar uma resposta rápida aos petropolitanos. “A população tem sido uma grande parceira nesses primeiros dias e entendeu a importância da operação para a normalização dos serviços. Todos nossos colaboradores estão empenhados na melhoria dos serviços prestados, o esforço conjunto vem sendo reconhecido pela população”, pontou Fernanda Ferreira.
Reativação da Estação de Transbordo de Resíduos
A reativação da Estação de Transbordo de Resíduos (ETR) foi fundamental para garantir o destino adequado do lixo recolhido, seguindo rígidos padrões ambientais e sanitários. O funcionamento da ETR também foi um dos pilares que permitiram à Prefeitura e à Comdep retirar as mais de 4 mil toneladas de lixo das ruas nos primeiros dez dias de governo. Com essa estrutura em operação, foi possível agilizar a coleta e garantir que os resíduos fossem direcionados de forma eficiente.
A chegada de quatro retroescavadeiras, quatro caminhões toco e quatro caminhões truck do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também contribuiu para acelerar a retirada de lixo e entulho das vias do município.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.