O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) obtiveram a aprovação das Comissões Nacionais de Residência Médica (CNRM) e de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) para o lançamento dos Programas de Cirurgia Oncológica e de Enfermagem em Oncologia. As bolsas serão financiadas pelo Ministério da Saúde, no âmbito do Programa Pró-Residências e as primeiras vagas já estarão disponíveis na segunda quinzena de janeiro, por meio do Exame Nacional de Residência (ENARE).


A novidade consolida a UNIFASE/FMP como uma referência nacional na formação de especialistas e fortalece a atuação na saúde oncológica, ampliando a capacidade de oferecer formação qualificada e atendimento especializado à população de Petrópolis e região.

Para a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, essas conquistas são um marco para a instituição e para a região. “Com os novos programas de residência, fortalecemos nossa missão de oferecer uma formação acadêmica de excelência, indispensável para atender às necessidades do SUS e ampliar o acesso a tratamentos oncológicos especializados em Petrópolis. Esses novos programas são financiados pelo Ministério da Saúde, através do Pró-Residências, desonerando assim o município. A integração entre ensino e serviço reflete diretamente na qualidade de vida da população e na qualificação do Hospital Alcides Carneiro”, destacou.


O impacto desses novos programas será amplamente sentido pela rede de saúde da cidade, como pontuou o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes. “Agradeço à UNIFASE/FMP e à diretoria do Hospital Alcides Carneiro por trazerem esse reforço para a saúde em uma área onde as demandas são cada vez mais crescentes. Reafirmo o nosso compromisso com o município de entregar uma saúde de qualidade, comprometida com todos os petropolitanos que precisam do SUS”.



Formação de referência e impacto local                                                

Os programas trarão benefícios significativos, como o aumento na oferta de serviços especializados, maior agilidade no diagnóstico e tratamento do câncer, e a redução na necessidade de deslocamentos para centros urbanos maiores. Além disso, iniciativas de educação e conscientização em saúde serão incentivadas, promovendo melhorias na qualidade de vida em Petrópolis e região.


O professor Miguel Koury Filho, coordenador de Residência Médica, reforçou o diferencial do programa de Cirurgia Oncológica: “Esse programa proporciona uma imersão completa na área, com orientação de especialistas e práticas baseadas em evidências. É uma formação que prepara cirurgiões para enfrentarem os desafios do cuidado oncológico, unindo competência técnica e humanização”, explicou.


Thaise Gasser Gouvêa, coordenadora de Residência Multiprofissional e Uniprofissional, destacou que os novos programas estão integrados às necessidades da rede de saúde do município e responde às áreas prioritárias de formação para o fortalecimento do SUS:  “Oferecemos aos residentes uma formação prática em equipamentos de saúde locais, fortalecendo o SUS e aprimorando a qualidade da assistência à população. Contamos hoje com 102 residentes distribuídos entre os Programas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional, sendo 81 bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde e 21 pela Secretaria Municipal de Saúde”, ressaltou.



UNIFASE/FMP: referência em programas de residência

Com um portfólio consolidado, a UNIFASE/FMP oferece residências em diversas áreas da saúde. Na área médica, são ofertadas especializações em Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Radiologia e Diagnóstico por Imagem - Ano Adicional, Neonatologia, Endoscopia, Urologia e o mais recente programa em Cirurgia Oncológica.


Além disso, o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica inclui vagas para nutricionistas, psicólogos e enfermeiros. Na Residência em Enfermagem, as opções de especialização incluem Terapia Intensiva, Obstetrícia e, agora, Oncologia.


Os profissionais interessados em especializações devem acompanhar os processos seletivos do ENARE. O ciclo 2024/2025 está em andamento, com a fase de escolha dos cenários prevista para iniciar no dia 21 de janeiro. A UNIFASE/FMP está cadastrada como Fundação Octacílio Gualberto, com cenários de prática no Hospital Alcides Carneiro (para residências médicas e uniprofissionais) e na Secretaria Municipal de Saúde (para residências multiprofissionais).


Mais informações podem ser encontradas no site: www.unifase-rj.edu.br/pos-unifase/programas-de-residencia.


Pós-graduação

Além dos programas de residência, a UNIFASE/FMP também oferece cursos de pós-graduação em Dermatologia, Medicina Legal e Perícias Médicas, Alergia e Imunologia Clínica, Psicologia do Esporte, Psicologia Clínica com ênfase nas Perspectivas Breves, Odontopediatria, Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Ortodontia, Endodontia e Multiprofissional em Nutrição Comportamental. Confira mais informações no site da instituição: https://www.unifase-rj.edu.br/pos-unifase/cursos-de-pos-graduacao.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE