O movimento UNITA - Unidos por Itaipava, reuniu diretoria e apoiadores nesta terça-feira (22) para avaliar avanços e reforçar metas para a mobilidade urbana do distrito, a sua principal bandeira. Em desenvolvimento de uma campanha para ampliar o número de associados, o movimento empresarial debateu melhorias na sinalização de trânsito, fiscalização e conscientização para pedestres e motoristas.
Além de melhorias na sinalização, a UNITA, neste encontro, abordou soluções para a mobilidade urbana em Itaipava, principal bandeira da associação desde sua formação. O movimento cobra melhor ordenação do trânsito e propõe uma campanha para a conscientização de motoristas e pedestres, contribuindo para um trânsito mais fluido e seguro. A pauta ganhou ainda mais relevância com o atropelamento de um casal de idosos, turistas do Rio, sexta-feira, enquanto atravessavam na faixa de pedestres da Estrada União e Indústria.
"A melhoria da mobilidade urbana é uma prioridade para a UNITA, e queremos unir a comunidade e os empresários para alcançar mudanças efetivas. Precisamos de ruas mais iluminadas, sinalização clara e respeito às normas de trânsito para garantir a mobilidade e a segurança de todos," destaca Alexandre Plantz, presidente da associação.
Desde que foi fundada em agosto, a UNITA vem consolidando seu papel como uma voz ativa em prol da comunidade. Em 2024, a associação abordou temas como sinalização, infraestrutura e planejamento urbano, e os avanços conquistados serão a base para novas ações em 2025.
“Abrimos diálogo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Instituto Estadual de Engenheiros e Arquitetos (IEEA), parceiros que já avaliaram pontos críticos da Estrada União e Indústria, estamos em sinergia com outras entidades da sociedade, temos pautas a serem apresentadas ao governo municipal e formamos grupos técnicos de trabalho dentro da entidade, voluntário. Tudo com a meta de mostrar os problemas, mas também sugerir soluções. Estão nesta rota, intervenções pontuais e a formatação de plano de desenvolvimento urbano que priorize infraestrutura, segurança e mobilidade, pilares essenciais para o crescimento sustentável do distrito”, aponta Alexandre Plantz.
Fabrício Santos, secretário da UNITA, destaca a mobilização para adesão de novos associados para fortalecer a atuação da entidade. “Agora que somos oficialmente uma associação, daremos início a uma campanha de adesão de novos membros. Queremos expandir nossas ações e continuar vigilantes quanto às necessidades de Itaipava,” afirma.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.