A Etapa Municipal da 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano aconteceu terça-feira (4), no Centro de Saúde Coletiva, reunindo autoridades, profissionais de saúde e a sociedade civil para discutir questões essenciais sobre a saúde no ambiente de trabalho. O evento foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.
"Esta conferência é uma oportunidade valiosa para reforçarmos o compromisso da Prefeitura com políticas públicas que garantem condições adequadas de saúde para todos os trabalhadores de Petrópolis", destacou o prefeito Hingo Hammes.
O secretário de Saúde, Luis Cruzick, abriu conferência ressaltando a aproximação da gestão pública com as necessidades dos trabalhadores. “Dessa forma, estamos garantindo que seus direitos à saúde sejam efetivamente respeitados", afirmou o secretário. Ele também destacou a importância da participação popular nas discussões sobre a saúde do trabalhador.
O evento contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Saúde de Petrópolis (ComSaúde), Roseli Souza Ribeiro Soares; da coordenadora da CISTT Municipal, Flaviane Carvalho Marinho; e da chefe do Cerest Serrana II, Eliane Nunes Aguiar.
Foram debatidos três eixos: "Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora", ministrado por Alana Braga; "As Novas Relações do Trabalho e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora", por Jaime Moraes e Julia Bonfim; e "Participação Popular na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para o Controle Social", por Flaviane Carvalho Marinho.
Além da eleição de oito delegados, o evento também contou com a apresentação das propostas que seguirão para a próxima etapa, que será a Conferência Regional, marcada para 5 de abril, na Unifase.
A Conferência Regional continuará discutindo as propostas que foram apresentadas nas conferências municipais realizadas nas cidades atendidas pelo Cerest Serrana II, que, além de Petrópolis incluem Teresópolis, Guapimirim, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Carmo.
"A saúde no trabalho é um direito humano, e precisamos garantir que cada trabalhador tenha acesso a condições adequadas de saúde, seja no ambiente de trabalho ou no sistema público de saúde", enfatizou a presidente do ComSaúde, Roseli Souza Ribeiro Soares.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.