A Prefeitura de Petrópolis,
através da Secretaria Municipal de Saúde, promove este ano mais uma turma de
Educação para Jovens e Adultos (EJA) pra funcionários plantonistas que não
tiveram oportunidade de concluir os estudos em sua trajetória escolar. São funcionários
de diversas áreas, como cozinha, lavanderia, copa, higiene, transporte e
almoxarifado. As aulas são realizadas em dias alternados, respeitando as
escalas de plantão e proporcionam um ambiente de aprendizagem acolhedor e
adaptado.
“Nosso objetivo é dar acesso e
oportunidade para os funcionários do Hospital Alcides Carneiro, que é a nossa
maior referência em saúde pública do município. Assim, muitos deles vão poder
até realizar o sonho de crescer na profissão” comenta o prefeito Hingo Hammes.
O Projeto EJA-HAC foi
implementado no Hospital Alcides Carneiro em parceria com a Escola
Municipalizada Hercilia Henriques Moret. O curso oferece uma proposta
pedagógica adaptada às necessidades dos plantonistas. A proposta é ampliar o
projeto para atender também os funcionários das Unidades de Pronto Atendimento
e dos Postos de Saúde da Família.
“Este curso é formado por
trabalhadores que enfrentam jornadas de trabalho e precisam conciliar os
estudos com as demandas profissionais e pessoais. Tivemos a sensibilidade de
adaptar os horários de plantões para garantir a capacitação deles” explicou o
Secretário Municipal de Saúde Luís Cruzick.
Entre os alunos, há pessoas
com limitações físicas, estudantes em processo de alfabetização e surdos, que
além de aprimorarem o domínio da Língua Portuguesa, desenvolvem suas
habilidades em libras. A sala de aula conta com três professores e uma
intérprete de Libras, garantindo um atendimento personalizado e inclusivo. A
metodologia adotada valoriza a aprendizagem colaborativa, o respeito às
diferenças e a construção coletiva do conhecimento.
“O EJA do Hospital Alcides
Carneiro é um exemplo concreto de como a educação pode transformar vidas,
especialmente quando estruturada para atender às necessidades do público adulto
trabalhador”, disse o secretário de Educação, Alexandre Gurgel.
As aulas do EJA-HAC são
organizadas a partir de temas geradores, cuidadosamente selecionados para
promover a participação ativa dos estudantes e estimular sua reflexão crítica.
O projeto começou em 2024 e os resultados comprovam a eficácia. Dos
participantes da turma do ano passado, 12 estudantes foram aprovados na redação
do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
(Encceja). No ensino fundamental, três alunos foram aprovados em todas as
competências e conseguiram antecipar a conclusão do Ensino Fundamental.
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